| 27/02/2008 10h37min
A capital da Bulgária, Sofia, sedia entre hoje e amanhã uma cúpula de ministros de Exteriores do chamado Processo de Cooperação do Sudeste da Europa, que será o primeiro fórum internacional do qual Sérvia e Kosovo participarão desde que a província declarou sua independência, há dez dias.
A Sérvia estará representada pelo ministro de Exteriores, Vuk Jeremic, e de Kosovo enviará vários funcionários da Missão Administradora Interina das Nações Unidas (Unmik) e um assessor pessoal do primeiro-ministro, Hashem Thaçi. Havia um rumor de que o próprio Thaçi participaria do encontro, mas este desistiu de ir à reunião. O vice-ministro búlgaro de Assuntos Exteriores, Liubomir Kiuchukov, afirmou hoje que o fórum de Sofia pode ser, por enquanto, o único lugar para uma comunicação entre Pristina e Belgrado.
Dois dos onze países participantes do processo - Turquia e Albânia - já reconheceram a independência de Kosovo, enquanto outros quatros - Sérvia, Moldávia, Grécia e
Romênia - a rejeitam
abertamente. O restante ainda não tomou uma decisão a respeito, e a situação é especialmente delicada na Macedônia e em Montenegro, por terem grandes minorias albanesas.
No entanto, nenhum dos participantes do fórum apresentou até agora seu descontentamento com a participação de Kosovo, segundo o ministro de Assuntos Exteriores da Bulgária, Ivaylo Kalfin.
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.