| 08/03/2008 12h29min
Famoso por recuperar a carreira de Ronaldo “Fenômeno” antes da Copa de 2002, o fisioterapeuta Nilton Petrone, mais conhecido como Filé, acredita que o meio-de-rede Rodrigão pode ter condições de participar das Olimpíadas de Pequim, programadas para agosto. Atleta da equipe italiana do Macerata e da seleção brasileira, Rodrigão rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no último dia 28, durante uma partida do clube. Avaliado pelo médico do time nacional, Álvaro Chamecki, nesta sexta-feira, ele será operado na semana que vem, iniciando a luta para conquistar a sua segunda medalha de ouro olímpica.
– Pelo protocolo médico, a recuperação para esta cirurgia é de seis a oito meses, mas tudo depende da extensão da lesão, se ele rompeu o cruzado ou se houve comprometimento do menisco ou de um ligamento colateral – afirmou o especialista – O Marcinho Guerreiro, do Santos, rompeu só o cruzado anterior e em quatro meses já estava de volta.
Filé também explicou ser absolutamente comum o fato de Rodrigão estar conseguindo andar normalmente mesmo após a contusão. De acordo com o profissional, as primeiras partes da recuperação de um atleta do vôlei, como Rodrigão, é parecida com a de qualquer jogador de futebol.
– A recuperação só se diferencia da fase média para a final, aí já por causa da necessidade específica de salto que tem o vôlei – explicou – O tempo dependerá de como for a cirurgia e também da reação do corpo dele.
O médico afirma que pacientes com este tipo de problema já conseguem andar sem muletas depois de dois dias da intervenção cirúrgica. Atualmente trabalhando no Palmeiras, o consagrado Filé também tratou do tenista Gustavo Kuerten no passado.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.