| 09/03/2008 14h35min
A Direção do Serviço de Inteligência e Prevenção (Disip) da Polícia da Venezuela capturou o suposto traficante e paramilitar colombiano Hermagoras González Polanco, por quem as autoridades dos Estados Unidos oferecem US$ 5 milhões de recompensa, informou hoje a imprensa local.
A "Globovisión" e a "Cadena Global" confirmaram a detenção e disseram que González Polanco tem vínculos com as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) e o Cartel de La Guajira.
Esse cartel é acusado de ter relações com narcotraficantes da República Dominicana e de outros países do Caribe.
Porta-vozes do Ministério do Interior e Justiça disseram à Agência Efe que provavelmente o titular dessa pasta, Ramón Rodríguez Chacín, falará do assunto em entrevista coletiva convocada para este domingo.
O colombiano detido é irmão de Eudo González Polanco, que morreu em uma zona rural do centro da Venezuela em 10 de fevereiro de 2004, em uma violenta operação da
Disip e do Corpo de Investigações Científicas, Penais
e Criminalísticas (CICPC), na qual outras sete pessoas morreram baleadas.
Segundo versões da imprensa, os irmãos González Polanco tinham entre seus parceiros estratégicos o ex-senador colombiano Samuel Santander Lopesierra, extraditado aos Estados Unidos.
O Cartel de La Guajira opera na fronteira norte da Venezuela com a Colômbia, e é acusado do envio de várias toneladas anuais de cocaína aos Estados Unidos, e operações de tráfico de armas da Europa através da Venezuela para os esquadrões paramilitares colombianos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.