| 10/03/2008 10h59min
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, expressou hoje seu compromisso com "a estabilidade e a cooperação" em relação à América Latina, em sua primeira entrevista coletiva após a vitória obtida nas eleições gerais realizadas neste domingo na Espanha.
O líder do Partido Socialista (PSOE), que revalidou a maioria parlamentar conseguida em 2004, disse que a política de seu governo para a América Latina continuará se desenvolvendo como até agora, buscando a estabilidade política e econômica da região.
— Há dois princípios nos quais trabalhamos e trabalharemos: contribuir para a estabilidade e a cooperação, contribuir para a estabilidade política, para consolidar as democracias e as relações entre os diferentes países na América Latina — disse.
Zapatero estendeu essa cooperação "ao âmbito econômico, social e cultural", com o objetivo de "tornar ainda mais ricos" os laços que unem espanhóis e latino-americanos, e aproveitar, tanto
em relação aos países
latino-americanos quanto à Espanha, "este capital comum tão poderoso".
O líder socialista, que disse que, em matéria de política externa, deseja "uma maior relevância da União Européia no cenário internacional", disse que faz essa afirmação pensando também na América Latina e em suas relações com o continente europeu.
— Estou pensando na América Latina e estou pensando na agenda que a UE tem com a América Latina, algo que tem um momento culminante na cúpula em Lima (em maio próximo) — disse Zapatero.
Essas relações, concluiu o chefe do Governo espanhol, terão relevância "de maneira especial em tudo aquilo que afeta os acordos pendentes de natureza econômica, que, claro, beneficiariam muito a América Latina".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.