| 11/03/2008 06h12min
A situação dos brasileiros detidos no aeroporto de Madri e impedidos de entrar no país será tema de uma conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero.
Em entrevista ao site O Globo Online, o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, revelou que Lula vai ligar para Zapatero para cumprimentá-lo pela vitória nas eleições de domingo e aproveitará para mencionar o assunto. A avaliação no Palácio do Planalto é de que a situação de tensão que se instalou será contornada.
Para o assessor de Lula, o Brasil respondeu de maneira correta ao tratamento dado pelas autoridades espanholas a brasileiros — depois do fato, o Brasil impediu a entrada de espanhóis em Salvador, na Bahia.
— Isso não vai prosperar. Claro que é uma situação ruim, mas o Brasil tinha que reagir como reagiu, dentro da reciprocidade — disse Marco Aurélio Garcia.
Nesta segunda-feira, o ministro da
Justiça, Tarso Genro, admitiu a possibilidade de endurecer o tratamento a espanhóis recém-chegados ao Brasil. No entanto, negou que a relação entre os dois países esteja estremecida.
A declarações foram feitas depois de dois baianos, na sexta-feira, passarem horas sem informação e sem direito a perguntas, tendo de assinar um papel sem poder ler e ainda ouvirem gritos e ordens no aeroporto de Madri, antes de serem deportados. Genro defendeu que os brasileiros sejam tratados com dignidade na Espanha.
— Queremos que os brasileiros na Espanha tenham o mesmo tratamento digno, sóbrio e respeitoso que tem qualquer estrangeiro que chega ao Brasil — afirmou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.