| 13/03/2008 16h10min
Destaque da equipe brasileira de natação nos Jogos Pan-Americanos do Rio, Thiago Pereira fechou o primeiro dia de finais do Campeonato Sul-Americano Absoluto, em São Paulo, com uma medalha nas duas provas que disputou. O atleta foi prata nos 200m costas e ficou fora do pódio nos 200m livre. O também brasileiro Lucas Salatta venceu a prova de costas com o tempo de 2min01s22. Thiago marcou 2min05s70, seguido pelo argentino Luciano Rubio (2min08s10).
No estilo livre, a vitória foi para Rodrigo Castro com 1min50s41, novo recorde da competição. Em segundo lugar ficou o uruguaio Martin Belgeri (1min52s45) com Crox Acuña, da Venezuela, em terceiro (1min52s49). Ainda na primeira fase de sua preparação olímpica, os resultados de Pereira são encarados com naturalidade tanto por ele quanto por seu treinador, Fernando Vanzella.
– O Thiago teve um ano de 2007 muito intenso. No início da temporada, nos dedicamos mais a trabalhar as dificuldades que tínhamos detectados na avaliação (biomecânica) feita pelo Paulo César em dezembro e em janeiro e fevereiro ele fez a readaptação ao estilo – explicou Vanzella.
Pela avaliação biomecânica, eles tinham como meta aperfeiçoar as braçadas no estilo livre, além de detalhes na parte submersa e na virada das provas. Mesmo sem ter passado por uma nova avaliação ainda, Thiago acha que os resultados evoluíram.
– Pela minha sensibilidade já acho que está um pouco melhor, mas vamos ver como funciona aqui – disse Thiago.
Em uma fase de treinos puxados tanto dentro quanto fora da piscina - cerca de 55 quilômetros de natação, além de três sessões de musculação por semana -, sua meta no Sul-americano é avaliativa.
– Meu objetivo é competir várias vezes (serão sete provas em cinco dias) como se fosse um teste. Entrar em uma prova após outra sem muito descanso. Em qualquer preparação, em algum período você tem de fazer isso. Estou aproveitando para fazer nesta porque depois dela começam meus treinos mais específicos – salientou.
Nem mesmo no Mundial de Manchester de piscina curta, de 9 a 13 de abril, na Inglaterra, o fluminense estará no auge competitivo.
– Não estarei tão pesado quanto aqui, mas também vou passar por cima – explicou.
Assim como a maior parte dos atletas da seleção, Thiago projeta um rápido pico competitivo no Troféu Maria Lenk, em maio, no Rio de Janeiro. Lá, ele e seu técnico poderão ter uma idéia melhor do estágio de sua preparação.
Depois de duas medalhas no GP do Missouri na abertura da temporada - ouro nos 200m e prata nos 400m medley -, o atleta se programou para nadar os 100m e 200m costas, 200m peito, 200m borboleta, 200m livre e 200m e 400m medley, e talvez os revezamentos 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100 medley no Sul-americano. Na tarde desta quinta-feira, ele volta à piscina do Clube Pinheiros para os 200m borboleta, 100m costas e o 4x200m livre.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.