| 14/03/2008 09h20min
Centenas de manifestantes sérvios invadiram hoje um tribunal da parte norte de Mitrovica (Kosovo) que desde 1999 está sob responsabilidade da administração interina da ONU para o Kosovo (Unmik). Segundo informações do porta-voz da polícia kosovar, Veton Elshani, cerca de 150 protestantes, na maior parte ex-funcionários sérvios do tribunal, se reuniram a partir das 7h30min (3h30min de Brasília) diante do edifício.
— Lançaram pedras e artefatos metálicos contra as forças de segurança da ONU e a polícia kosovar — disse o porta-voz.
Uma hora mais tarde o número de manifestantes aumentou para cerca de 300, que finalmente conseguiram invadir o edifício após romperem a barreira policial e destruírem duas portas.
Uma vez dentro do edifício os manifestantes retiraram a bandeira da ONU e a substituíram por uma da Sérvia.
— Ninguém ficou ferido e a situação está calma — disse Elshani.
Às 7h30min de Brasília o
edifício continuava sob controle dos manifestantes e representantes
da Unmik negociavam com políticos sérvios locais para encontrarem uma saída pacífica do conflito. O diretor da Unmik, o alemão Joachim Rücker, disse que "a presença internacional nunca vai permitir uma partilha do Kosovo".
Segundo a agência sérvia Tanjug, os ex-funcionários sérvios do tribunal, demitidos em 1999 após o estabelecimento da Unmik, reivindicam desde o dia 21 de fevereiro o direito de retornarem a seus postos de trabalho.
A mesma fonte afirmou que as forças de segurança da ONU e do Kosovo não usaram a força para impedirem a entrada dos manifestantes no edifício.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.