| 14/03/2008 22h
O Comitê Executivo da Fifa ratificou, nesta sexta-feira, o veto aos jogos em grandes altitudes. A entidade já havia estabelecido limite para os jogos em competições oficiais, e, depois do pedido de reconsideração feito pela Federação Sul-Americana (Conmebol), confirmou a decisão.
Desta forma, para jogos acima de 2,5 mil metros, será necessário um período de adaptação de, no mínimo, três dias, enquanto que para 2.750, passa a ser de uma semana. Jogos acima de 3 mil metros estão proibidos, com exceção de alguns casos, com duas semanas de adaptação.
A Fifa ainda recomendou que o critério seja seguido por outras entidades, na realização de competições internacionais. A decisão deve desagradar a Conmebol, que protestou após manifestações das federações de países com cidades em elevadas altitudes.
A decisão deveria afetar cinco clubes que disputam a Copa Libertadores. O San José, que recebe o Santos na quarta-feira, teria seu estádio vetado, com a altitude de mais de 2.750 metros. Outro brasileiro que se beneficiaria é o Cruzeiro, que não enfrentaria o Real Potosí no estádio do adversário, localizado a cerca de 4 mil metros. LDU, Cienciano e Deportivo Cuenca também teriam problemas, de acordo com a Fifa.
No entanto, antes do início da competição, a Conmebol já havia declarado que apoiaria jogos nas cidades referentes aos clubes participantes. Assim, mesmo o veto da Fifa não deverá impedir a realização das partidas nas competições sul-americanas.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.