| 20/03/2008 09h31min
A Argentina restringirá até a próxima terça-feira os horários para o tráfego de caminhões. A decisão visa diminuir o trânsito durante o feriado de Páscoa. As medidas foram estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito da Argentina e pela província de Buenos Aires para reduzir a circulação de mercadorias e cargas perigosas.
Durante sete dias, o transporte internacional deve sentir o impacto, principalmente em relação ao atraso da entrega dos produtos. É o que afirma o gerente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais, José Elder Machado. Com as operações de comércio exterior mais lentas, as multas pelo atraso das mercadorias podem chegar a até R$ 300 mil.
— Sempre que alguém importa, transporta mercadoria, essa mercadoria tem um prazo para chegar na pessoa. Conseqüentemente, prazo para que o importador possa vender. Esses contratos geralmente são regidos por cláusulas que impõem multas peculiares pelo descumprimentos destes prazos —
explicou o gerente.
Para agravar a situação, a estimativa é de mais perdas na próxima semana. Com o acúmulo de cargas no porto seco de Uruguaiana, na fronteira oeste do RS, em função da greve dos auditores fiscais, as empresas terão de driblar os prazos. A reivindicação dos fiscais da Receita Federal é por mais autonomia e independência, além de aumento salarial de 42%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.