| 07/04/2008 21h26min
Ao contrário do que todo o mercado estava aguardando, o volume de álcool comercializado no mês de fevereiro ainda não ultrapassou o de gasolina no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgados hoje sobre as vendas de combustíveis no segundo mês do ano, as vendas de álcool hidratado (usado como combustível) no Brasil atingiram 936,458 milhões de litros e as de álcool anidro (que é misturado à gasolina na proporção de 25%), chegaram a 476,637 milhões de litros. O total, portanto, foi de 1,413 bilhão de litros de álcool, ante 1,429 bilhão de litros de gasolina do tipo A (excluindo o volume de álcool anidro).
A diferença entre o volume de álcool e gasolina vinha caindo constantemente ao longo de todo o ano passado, com o aumento nas vendas de carros bicombustíveis. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea) as vendas de carros do tipo Flex 192.718 unidades em março de 2008, o que corresponde a um crescimento de 26,68% em comparação com o mesmo
mês do ano
passado, quando foram comercializadas 152.127 unidades. O resultado representa 87,3% das vendas totais de veículos de passeio e comerciais leves.
De acordo com a ANP, as vendas de álcool hidratado aumentaram em 56% em fevereiro deste ano ante o mesmo mês no ano passado. Ainda em fevereiro, as vendas de gasolina no país aumentaram em 2,9%. No mesmo mês, também segundo a ANP, as vendas de óleo diesel atingiram a 3,35 bilhões de litros, um aumento de 11,5%. O aumento no consumo de diesel em fevereiro já havia sido alvo de comentário do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Segundo ele, a estatal teve que aumentar suas importações de diesel no trimestre por conta do crescimento acima da média esperada no consumo deste combustível. A principal razão deste aumento, segundo ele, foi o consumo do combustível em usinas termelétricas.
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