| 08/04/2008 16h07min
O Caxias já está na Copa do Brasil 2009, independentemente de chegar à final do Gauchão. A vaga foi garantida no final de semana, em função da combinação de dois resultados: a vitória grená sobre o São José, sábado, e a eliminação do Grêmio pelo Juventude, domingo. Ao assegurar vaga nas semifinais, o time automaticamente classificou-se à Série C do Campeonato Brasileiro via Gauchão, ao lado do Inter-SM. Com isso, cede o lugar na terceira divisão nacional que havia garantido com a conquista da Copa Paulo Rogério Amoretty, no final do ano passado, ao vice-campeão, o Brasil de Pelotas.
O regulamento da Copa Amoretty previa ao campeão escolher pela presença na Série C de 2008 ou na Copa do Brasil de 2009, deixando o lugar restante para o vice. Esse passaporte à terceira divisão agora é xavante, e o acesso à Copa do Brasil passa a ser grená.
A ida para a Copa do Brasil via Amoretty, porém, não era certa. O Rio Grande do Sul tem três vagas na competição nacional.
Se a dupla Gre-Nal chegasse à
decisão do Estadual, a terceira vaga seria destinada ao terceiro colocado do Gauchão, e não mais ao campeão ou vice da Amoretty. Assim, coube ao Juventude, ao eliminar o Grêmio em pleno Estádio Olímpico, sacramentar a presença grená na Copa do Brasil.
Na tarde desta segunda-feira, em visita à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o presidente Osvaldo Voges oficializou a opção pela vaga na Copa do Brasil, e não mais na Série C, como prêmio pela Copa Amoretty.
— Estou com a carta de confirmação no bolso — disse Voges.
Esta será a sétima participação grená na Copa do Brasil. O Caxias foi o primeiro time do Interior do Estado a disputar a competição, em 1991, em função do vice-campeonato gaúcho obtido na temporada anterior. As outras presenças foram em 1999, 2000, 2001, 2002 e 2007.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.