| 13/04/2008 21h57min
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou neste domingo que a criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano será um dos temas a tratar com o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, que amanhã visita Caracas.
— Estamos trabalhando no projeto para criar um Conselho de Defesa Sul-Americano, e amanhã será um dos temas a conversar com o ministro da Defesa do Brasil — disse Chávez perante milhares de seus seguidores reunidos nos arredores do palácio presidencial.
O presidente informou que Jobim chegará esta noite a Caracas e amanhã manterá reuniões com ele e outros altos funcionários, sem dar mais detalhes.
Chávez disse que a criação de um organismo de defesa regional é uma "velha proposta" que seu Governo já propôs "em 1999, mas caiu no vazio e que ficou desfigurada pela (ação da) mídia e pela maquinaria imperialista".
— Se existe a Organização do Atlântico Norte (Otan), por que não poderia existir a Organização do
Atlântico Sul (Otas). Nós unidos para planejar nossas
próprias políticas de defesa integral (...) — disse o presidente venezuelano.
Jobim disse no dia 14 de março em Brasília, que sua proposta para a criação de um Conselho Sul-Americano de Defesa se tornará realidade este ano, e que evitará conflitos como o que envolveu Equador, Colômbia e Venezuela.
— O Conselho servirá para fortalecer a cooperação na área militar, e para "prevenir" situações como a incursão de tropas colombianas em solo equatoriano — disse Jobim.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.