| 17/04/2008 19h31min
Depois de um desempenho ruim nas duas regatas iniciais, Robert Scheidt e Bruno Prada bem que se esforçaram, mas não conseguiram se recuperar o suficiente para garantir o bicampeonato mundial de Star. Com um quarto lugar nesta quinta-feira, os dois tiveram que se contentar com a terceira posição no campeonato realizado em Miami.
Após seis regatas, com um descarte, os brasileiros somaram um total de 33 pontos perdidos. Os novos campeões do mundo são os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, líderes do ranking mundial, que chegaram em quinto na regata decisiva e acumularam apenas 14 pontos perdidos. O vice-campeonato ficou com a dupla italiana Diego Negri/Luigi Viale, com 23 pontos após o sexto lugar desta quinta.
– Fizemos uma boa competição, mas cometemos pequenos erros que nos custaram a chance de chegar à última regata em melhores condições de brigar pelo título. Ainda conseguimos chegar na frente das duplas polonesa e italiana nesta quinta,
mas não temos como controlar a
regata dos adversários – conta Scheidt, que fez 35 anos na terça-feira.
Scheidt e Prada fizeram uma competição de altos e baixos: no primeiro dia, eles chegaram na 37ª posição, resultado que acabou descartado. Em seguida, a dupla iniciou uma recuperação e terminou as regatas seguintes em 12º, segundo e primeiro lugares. Na penúltima regata, porém, o 14º lugar deixou os brasileiros mais longe do bicampeonato.
Já Zycki e Kusznierewicz, campeão olímpico da classe Finn em Atlanta-1996, largaram com tudo, venceram as duas primeiras regatas e abriram uma vantagem que permitiu um mau resultado, como o 44º lugar da terceira regata. A dupla se preparou para o Mundial e para a Olimpíada velejando em dezembro, no Rio de Janeiro, ao lado de Scheidt e Prada.
A competição deste ano contou com 104 barcos na água e definiu as quatro últimas nações que serão representadas nos Jogos Olímpicos de Pequim na classe Star: Áustria (Hans Spitzauer e Christian Nehammer), Croácia (Marin Lovrovic Jr. e Sinsa Mikulicic), Irlanda (Max Treacy e Anthony Shanks) e Suíça (Flavio Marazzi e Enrico De Maria).
Após a quarta competição do ano (antes, eles venceram o 7º Distrito e a Seletiva Brasil de Vela e terminaram em sexto na Bacardi Cup), Scheidt e Prada voltam ao Brasil na semana que vem. O próximo desafio da dupla será a Semana Olímpica da Holanda (Holland Regatta), de 23 a 27 de maio.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.