| 18/04/2008 03h18min
O templo budista de Zenkoji anunciou nesta sexta-feira a decisão de não ser mais o ponto oficial de partida da tocha olímpica em sua passagem por Nagano, no centro do Japão, por causa da situação no Tibete.
A decisão também é motivada por razões de segurança e pelo temor de que se repitam em Nagano protestos como os ocorridos na passagem da chama por cidades como Londres, Paris e San Francisco.
O templo de Zenkoji teve um papel simbólico durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano, em 1998.
O comitê organizador local ainda não anunciou qual será o novo ponto de partida do revezamento da tocha olímpica, que deve contar com a participação de cerca de 100 atletas e com um trajeto de 18,5 quilômetros.
No entanto, fontes oficiais afirmaram que o comitê olímpico de Nagano não descarta reduzir o trajeto da tocha pela localidade japonesa. A cerimônia para iniciar a passagem da chama por Nagano está
prevista para o sábado, 26 de abril, às 8h (21h de
sexta-feira em Brasília).
O ato contará com a presença de dois mil policiais de Nagano e de cerca de 800 agentes das províncias vizinhas, mais de duas vezes o estabelecido inicialmente.
Na semana passada, as autoridades japonesas cancelaram um dos eventos previstos para a passagem da tocha olímpica por Nagano, em razão do temor aos possíveis protestos de manifestantes contrários à política da China em relação ao Tibete. O evento estava programa para depois da passagem da chama pela cidade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.