| 19/04/2008 10h48min
Com goleada e espetáculo, a seleção brasileira de futebol feminino garantiu neste sábado sua vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim. A 111 dias do início das competições, as comandadas de Jorge Barcellos disputaram na repescagem contra Gana o carimbo no passaporte, e asseguraram presença nos próximos Jogos com uma bela goleada por 5 a 1.
O Brasil, vice-campeão do Campeonato Sul-americano de 2007, foi obrigado pelo regulamento olímpico a disputar a eliminatória direta contra as ganesas, que perderam o título africano para a Nigéria em 2007. Mesmo assim, as brasileiras entraram em campo com amplas favoritas, e não tiveram dificuldades para vencerem a partida realizada em Pequim.
Com o resultado, o Brasil junta-se ao grupo de seleções já classificadas para a competição do futebol em Pequim-2008: China, Japão, Coréia do Norte, Nigéria, Alemanha, Noruega, Suécia, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Nova Zelândia. Destaque do jogo, o trio Daniela Alves, Cristiane e Marta anotou quatro dos cinco gols, embora a última tenha feito uma partida discreta no segundo tempo.
No entanto, a melhor jogadora do mundo na atualidade assustou as ganesas logo no começo de jogo, colocando uma bola no travessão. Mais tarde, após a apresentação de seu cartão de visitas, Marta abriu o placar em cobrança de falta aos 19 minutos, levantando a bola pela direita do ataque. A bola cruzou toda a área e encobriu a goleira Suleimana, que saiu mal e não conseguiu espalmar.
Melhor em campo, o Brasil tocava a bola no ataque para administrar a partida, mas não criava com perigo. Após o gol, as comandadas de Jorge Barcellos chegaram perto apenas com Daniela Alves, que ameaçou duas vezes: uma em cobrança de falta sem perigo aos 34, e outra em jogada de Pretinha, na qual a camisa sete teve condição irregular assinalada pela arbitragem.
Quando o primeiro tempo já tinha o placar de 1 a 0 como certo, as brasileiras novamente mostraram superioridade e conseguiram ampliar. Aos 40, Marta alça bola para Cristiane na entrada da área, com um lançamento por cima da defesa de Gana. A atacante, destaque das duas últimas edições dos Jogos Pan-americanos, aproveitou Suleimana fora do gol e encobriu a goleira, fazendo 2 a 0.
Dada como certa, a vaga foi assegurada já aos sete minutos da segunda etapa. Após cobrança de escanteio de Formiga pela esquerda, a zagueira Aline Pellegrino se antecipou à zaga e cabeceou com facilidade, fazendo o terceiro da agora classificada seleção brasileira.
O gol acalmou o Brasil, mas por pouco tempo. Aos 25, Daniela Alves cobra falta pela direita na direção de Tânia Maranhão e Cristiane, ambas desmarcadas. A primeira bem que tentou, mas foi a atacante do Linkopings-SUE quem subiu na segunda trave para cabecear para o gol de Suleimana. Um minuto depois, a mesma Cristiane ajeitou de cabeça para Rosana, que testou para fazer 5 a 0.
Com a vitória assegurada, as brasileiras relaxaram e permitiram o gol de Gana. Com 30 minutos, Amankwah recebeu de Oforiwaa na intermediárea, avançou em velocidade e tocou no cantinho da goleira Bárbara, descontando para as Estrelas Negras. Mesmo assim, as atuais vice-campeãs mundiais ainda quase conseguiram ampliar no final, com chute Ester aos 40, que a esforçada Suleimana se estica para espalmar.
O resultado e a conseqüente classificação classificação do Brasil definiu as seleções classificadas para o futebol feminino das Olimpíadas. Neste domingo, o Comitê Organizados (BOGOC) sorteia os grupos da primeira fase, e define as primeiras adversárias brasileiras em agosto.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.