| 23/04/2008 13h53min
Com a suspensão das vendas de trigo argentino ao Brasil, os moinhos gaúchos precisarão buscar o grão nos Estados Unidos. Segundo a Rádio Gaúcha, a operação deixará o produto entre cinco e 10% mais caro devido ao frete. Em maio, o sindicato dos panificadores já prevê reajuste de 10 a 15% no pão.
O presidente do sindicato da indústria do setor no Rio Grande do Sul, Claudio Furlan, não tem esperança de que o governo volte atrás.
— O abastecimento vai se voltar para o trigo que já foi importado e mais o trigo nacional. Quando isso terminar, possivelmente teremos que buscar trigo americano — diz.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Alexandre Pereira, disse ao site G1 que os preços do pão no Brasil devem se estabilizar em junho, caso a Argentina retome a exportação em maio. O governo argentino tem restringido as vendas de trigo ao exterior para evitar o aumento dos produtos básicos como pão e
farinha, como parte de uma
investida para controlar a inflação.
O Brasil importava, por ano, entre cinco e seis milhões de toneladas do produto da Argentina, o equivalente a 80% do que consome. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo, representantes da entidade e do governo brasileiro estão em Buenos Aires, para encontro com representantes do país vizinho para tratar da liberação da exportação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.