| 30/04/2008 16h13min
A agência de classificação de risco Standard and Poor's, uma das três principais do mundo, concedeu ao Brasil, nesta quarta-feira, o patamar de grau de investimento. A decisão representa uma melhora na recomendação do Brasil, que passa a ser considerado investimento seguro para investidores estrangeiros. De acordo com a agência, a nota para os títulos brasileiros em moeda nacional é agora BBB+, enquanto os títulos em moeda estrangeira são considerados BBB-.
A decisão levou o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) a subir 6,33% por volta das 17h20min, refletindo o otimismo dos investidores. O dólar, ao contrário, fechou o pregão em queda de 2,52%.
Economia em Dia: repórter de ZH Marta Sfredo
comenta a decisão da Standard & Poor's
O que significa
A classificação de risco é uma ferramenta usada pelos investidores estrangeiros na hora de decidir em que país irão colocar suas aplicações. Ela reflete o risco que um país tem de não honrar o pagamento de seus títulos. Quanto melhor é a avaliação, menor é o risco e, portanto, maior é a capacidade do país de atrair investimentos.
A partir de um determinado patamar de classificação de risco o país é considerado "grau de investimento". Ou seja, o risco de calote é muito baixo. Muitos fundos de investimento estrangeiro direcionam recursos apenas para países que têm esta classificação.
Reflexo imediato
Após o anúncio, a moeda americana aprofundou a depreciação em relação ao real. Às 15h57min, o dólar comercial valia R$ 1,665, em baixa de 2,40%, na mínima do dia até então.
A Bolsa de Valores de São Paulo continua a ampliar os
fortes ganhos do dia. Às 16h21min, o Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, avançava
5,71%, aos 67.467 pontos, máxima histórica. Esta é a primeira vez no ano que o Ibovespa bate recorde.
A forte alta responde apenas aos fatores econômicos internos, já que em Nova York as bolsas de valores operam com fraco desempenho. O índice Dow Jones subia, no mesmo horário, apenas 0,20%, enquanto o Nasdaq caía 0,57%.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.