| 30/04/2008 21h54min
Sem fazer muito esforço o Flamengo conseguiu largar na frente nas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Jogando no Estádio Azteca, na Cidade do México, o time brasileiro derrotou o América por 4 a 2 na noite desta quarta-feira com gols de Marcinho (2), Diego Tardelli e Leonardo Moura. Cervantes e Esqueda descontaram para os mexicanos.
Com o resultado os flamenguistas podem empatar na volta ou até mesmo perderem por dois gols de diferença, desde que seja 2 a 0 ou 3 a 1, pois os gols marcados na casa do adversário valem como critério de desempate. Se devolver os 4 a 2 no Maracanã, na próxima semana, o América forçará a disputa de pênaltis.
O jogo
De olho na decisão do Campeonato Carioca contra o Botafogo, no domingo, o técnico Joel Santana começou o jogo poupando o lateral-direito Leonardo Moura e o meia Toró. Os desfalques porém não foram sentidos pelo Flamengo no início da partida.
Mesmo sem se impor totalmente em campo o Flamengo chegava com mais facilidade ao gol adversário, porém assustando apenas em jogadas de bola parada.
A falta de poder de penetração do América era tanto que o time deu seu primeiro chute aos 22 minutos, quando Villa exigiu boa defesa de Bruno.
Melhor em campo o Flamengo abriu o placar aos 43 minutos. Bruno mandou a bola para frente, Marcinho ganhou a dividida com Castro, se livrou de Rojas e chutou para vencer o goleiro Ochoa. Mas a alegria durou pouco pois dois minutos depois o América empatou. Mosqueda fez boa jogada individual pela esquerda e cruzou, Cervantes cabeceou e deslocou o goleiro flamenguista.
Goleada sem esforço
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Leonardo Moura e Obina nas vagas de Juan e Souza, respectivamente, dando seqüência a estratégia de poupar titulares. O confronto ficou franco. Aos dois minutos Cabañas chutou para fora, assustando Bruno. A resposta veio dois minutos depois, quando Ibson recebeu na área, arriscou com violência e Ochoa fez grande defesa.
Sem poder de penetração o América abusava dos chutes de fora da área, como aos dez minutos, quando Cabañas chutou e a bola passou rente à trave esquerda de Bruno. Porém no minuto seguinte foi o Flamengo que quase marcou. Luizinho cruzou da esquerda, Obina chutou de primeira e Ochoa salvou com os pés.
Aos 13 minutos Villa cobrou escanteio, Bruno saiu mal do gol, Higuain cabeceou e Leonardo Moura salvou em cima da linha. A resposta do Flamengo veio quatro minutos depois. Leonardo Moura fez grande jogada individual, se livrando de toda a defesa, mas acertando a trave de Ochoa.
Com o jogo aberto o Flamengo voltou a ficar em vantagem aos 24 minutos. Obina acionou Marcinho, que chutou cruzado para vencer o goleiro mexicano. Mas novamente o América empatou dois minutos depois. Cabañas cruzou da esquerda e Esqueda, livre de marcação, escorou para o fundo da rede.
O lance animou o América que aos 31 minutos chegou a marcar um gol, com Cabañas completando cruzamento de Villa. Mas o árbitro chileno Carlos Chandía corretamente anulou o lance, marcando impedimento do atacante mexicano. Aos 42 minutos Cabañas cruzou e Higuain chutou para o goleiro defender.
Mas a vitória seria flamenguista e ela saiu aos 42 minutos. Obina chutou na trave, Leonardo Moura pegou o rebote e rolou para o complemento certeiro de Diego Tardelli. Já nos acréscimos o Flamengo fechou o marcador, quando Leonardo Moura recebeu na área e encobriu o goleiro com um belo toque.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.