| 30/04/2008 22h33min
Precisando vencer por três gols de diferença, o Juventude não conseguiu furar a retranca do Corinthians-AL e foi eliminado da Copa do Brasil. Na noite desta quarta, o Alviverde derrotou o time nordestino por 3 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no jogo de volta pelas semifinais. Os alagoanos ganharam a primeira partida por 2 a 0, e ficaram com a vaga pelo saldo de gols anotados fora de casa.
Os dois primeiros gols foram anotados de pênalti. Mendes marcou para o Juventude e Fábio Nevez empatou a partida. No fim do segundo tempo, Maycon e Mendes, novamente de pênalti, definiram o placar.
Retranca nordestina
Com maior volume de jogo, o Juventude alugou o meio-campo, mas teve poucas chances de gol. Com a bola no chão, Ivo era o único atacante que tentava ingressar na área, já que Mendes, bem marcado e talvez ainda sentindo as dores na perna, limitava-se a esperar a bola na área.
Os alagoanos não deixavam a parte de trás do campo. A defesa estava bem posicionada, e nenhum jogador alviverde ficava sozinho. Os laterais Elvis e Murilo Ceará, do Juventude, acompanhavam o atacante Ivo nas jogadas ofensivas, mas dificilmente passavam pelos marcadores.
Plano B e reação
Com tantas dificuldades, o Alviverde precisou mudar a estratégia. Passou a apostar nas finalizações de longe e cruzamentos. Mas o plano B não funcionou, porque os atacantes não mostraram bom aproveitamento nos chutes – destaque para uma bola que Mendes mandou para muito longe do gol aos 32 minutos iniciais – e o zagueiro Wilsão, ex-Inter, brilhou ao afastar todas as bolas aéreas da área corintiana.
O Juventude saiu na frente aos 47 minutos do segundo tempo. A marcação corintiana falhou e o zagueiro corintiano Victor Boleta se chocou com Elvis na área. Pênalti duvidoso marcado pelo árbitro Alício Pena Júnior. Na cobrança, Mendes mandou no rasteiro no canto esquerdo do gol. E o Ju saiu para o intervalo vencendo por 1 a 0.
Márcio Alemão compromete
O Juventude precisava de apenas um gol no segundo tempo. Porém, aos 13 minutos do segundo tempo, o corintiano Fábio Neves avançou pela esquerda e ingressou na área, perseguido por Márcio Alemão. O zagueiro alviverde chegou tarde, não percebeu que o adversário havia adiantado muito a bola e não conseguiria finalizar, e atropelou o rival. Pênalti, desta vez, nada duvidoso. Na cobrança, o próprio Fábio Neves imitou Mendes, mandando forte e rasteiro no canto direito sem chances para Michel Alves, que se jogou para o outro lado.
Reação tardia
O Juventude seguia dominando o jogo, mas apresentava os mesmos problemas da etapa inicial. A reação veio, pena que muito tarde. Maycon, que havia entrado aos 35 minutos, iniciou uma jogada individual aos 40 e mandou um forte chute rasteiro para colocar novamente o Alviverde na frente.
A torcida se animou, o Ju foi para cima, mas ainda era preciso anotar dois gols. Um deles saiu, mas já aos 47. O estreante Xuxa foi derrubado na área por Victor Boleta, que cometeu o seu segundo pênalti do jogo. Mendes repetiu a paradinha, mas desta vez desferiu um forte chute à meia altura.
Victor havia sido expulso pelo pênalti, e, pouco depois, o também corintiano Luciano Rosa levou vermelho. Mas não dava mais tempo. O Juventude, apesar de muita luta, foi eliminado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.