| 06/05/2008 11h02min
Os organizadores da subida da tocha olímpica ao cume do monte Everest anunciaram nesta terá-feira a equipe de 36 alpinistas que participaram da escalada. Entre eles, destaca-se a presença de 24 tibetanos.
– A equipe é composta de alpinistas experientes e estudantes universitários também com experiência – destacou o porta-voz da expedição, Zhang Zhijian, no acampamento base do Everest, a mais de 5 mil metros acima do nível do mar.
Dez dos membros da equipe anunciada são da etnia Han (majoritária na China), e os dois restantes das etnias Tu e Tujia, que vivem no sul do país asiático. Três são mulheres e a média de idade dos montanhistas é de 30 anos.
Os escolhidos fazem parte de um grupo de 70 alpinistas que treina, desde novembro de 2006, em Pequim, Yunnan e no Tibete para a histórica viagem da chama. Alguns deles jamais subiram a altitudes superiores a 6,5 mil metros
O percurso para levar a chama olímpica ao topo do Everest (8.844m de altura) deve ser concluído no fim desta semana ou no começo da próxima. Os alpinistas aguardam as condições climáticas ideais para iniciar a escalada.
A expedição ao Everest, porém, não escapou da polêmica entre China e Tibete. Grupos tibetanos no exílio acusam a China de querer levar o fogo olímpico ao topo do monte, situado na fronteira entre o Nepal e o Tibete, para demonstrar seu domínio sobre a região.
A China defende sua soberania sobre a região tibetana há séculos e aumentou as medidas de segurança em torno do Everest – o que incluiu o fechamento da montanha aos alpinistas – para evitar protestos pedindo a independência da região.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.