| 13/05/2008 22h28min
Mesmo depois de pedir a liberação de Carlos Minc para que ele substituísse Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, Lula voltou a cogitar a nomeação de Jorge Viana, ex-governador do Acre, e do mesmo grupo político da ex-ministra.
— O presidente está dividido entre Jorge e Minc — disse um assessor da presidência da República.
O presidente Lula estava entusiasmado com o estilo de Minc, que trabalhou de forma acelerada na concessão de licenças ambientais das obras do PAC no Rio de Janeiro. Na segunda-feira, em viagem ao Rio, Lula fez elogios a Minc. Mas, agora, Lula avalia a conseqüência política da saída de Marina Silva, sempre elogiada internacionalmente pelo trabalho à frente do ministério.
— A saída da Marina abre um rombo político enorme. E a nomeação do Jorge ajuda a reparar, a amenizar um pouco isso. Ele tem imagem de "floresteiro" e isso pode reduzir o impacto — disse o mesmo assessor.
Lula não gostou da forma
como Marina Silva pediu demissão. A carta, em
caráter irrevogável, foi entregue ao chefe de gabinete Gilberto Carvalho pouco depois das 13h desta terça. Neste momento, Lula estava no Itamaraty para almoço com o primeiro ministro da Áustria. Ele só tomou conhecimento da demissão quando voltou ao Palácio do Planalto, quando a imprensa já divulgava a saída da ministra.
Lula telefonou ao governador Sérgio Cabral pedindo que ele liberasse Minc de sua equipe. Cabral concordou e telefonou a Minc que estava a caminho do aeroporto, de onde embarcaria para Paris.
Leia matéria completa na edição de Zero Hora desta quarta-feira.
Secretário do Ambiente do Rio, Minc recebeu o convite para ministério
Foto:
Ignácio Ferreira, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.