| 20/05/2008 20h43min
O título da Liga dos Campeões da temporada 2008/2009 já é inglês, mas ainda não tem dono. Às 15h45min (de Brasília) desta quarta, Manchester United e Chelsea entram em campo no Estádio Luzhnikí, em Moscou, para definir qual pode ser considerado o clube mais poderoso do continente na atualidade, garantindo ainda uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa no final do ano. O clicRBS acompanha no Minuto a Minuto.
Será a terceira vez que clubes do mesmo país decidem o título, repetindo os feitos dos espanhóis Real Madrid e Valencia, em 2000, e dos italianos Milan e Juventus, em 2003. A decisão em Moscou irá garantir o 11º título da Liga dos Campeões à Inglaterra, o que coloca o país britânico ao lado de Espanha e Itália como maiores vencedores da competição.
Retrospecto
Os dois times já disputaram praticamente entre si o título do Campeonato Inglês deste ano, que acabou conquistado pelo Manchester na última rodada. No retrospecto, o time rubro também leva vantagem, por já ter vencido a competição européia duas vezes, em 1968 e 1999. Já o emergente clube do milionário russo Roman Abramovich tem como principais feitos continentais duas Recopas (1971 e 1998) e uma Supercopa (1998).
Já os londrinos levam vantagem no retrospecto recente dos confrontos diretos. Nas dez últimas oportunidades em que os dois times estiveram frente à frente, a equipe azul levou a melhor em cinco, empatando duas e perdendo três. No último deles, em 26 de abril pelo Campeonato Inglês, os londrinos levaram a melhor por 2 a 1, com dois gols de Michael Ballack.
Possíveis desfalques
O Chelsea pode ter um desfalque importante na decisão. Nesta quarta, já em treinamento em Moscou, o lateral Ashley Cole sentiu dores no tornozelo após dividida com Claude Makélélé. Se não se recuperar, ele poderá ceder lugar para Wayne Bridge na esquerda. Esta pode ser a única mudança do Chelsea para o confronto em relação ao time que foi escalado na vitória por 2 a 1, a menos que o técnico Avran Grant decida substituir o meia Salomon Kalou por Florent Malouda.
O Manchester também deve ter praticamente força máxima para entrar em campo no Luzhniki. Ainda se recuperando de contusão, Gary Neville cede a lateral direita para Wes Brown se não tiver condições de atuar. Em compensação, Louis Saha e Carlos Tevez são opções de sir Alex Fergusson no banco de reservas para o ataque. O meia Anderson, ex-Grêmio, também fica entre os suplentes. Patrice
Evra e Ji-Sung Park têm boas chances de começar nos
lugares de Mikael Silvestre e Ryan Giggs, respectivamente.
Jogadores do Chelsea treinam em Moscou. Ballack (centro) foi autor dos dois gols da vitória londrina no último confronto direto
Foto:
Yuri Kochetkov,EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.