| 02/06/2008 16h11min
Foi histórico o pronunciamento do emocionado Abel Braga no Beira-Rio, por volta das 16h desta segunda-feira. Com uma fala de seis minutos e meio, o técnico deu fim ao ciclo mais vencedor da história do Inter e da sua carreira. Foram 25 meses no comando do time, com uma interrupção de cem dias entre abril e julho de 2007, com os títulos da Libertadores e do Mundial, além do Gauchão e da Copa Dubai.
Confira o discurso na íntegra:
Pouco antes, Abel havia se despedido dos jogadores. O presidente Vitorio Piffero e o ex-presidente Fernando Carvalho participaram do ato no vestiário. Quando entrou na sala de imprensa, Abel ainda tinha os olhos lacrimejando. Repetindo Getúlio Vargas, presidente do Brasil que cunhou uma frase de
efeito ao anunciar sua intenção de retornar ao poder, o ex-técnico do
Inter avisou: "Eu voltarei".
— Quero dizer a vocês do pesar com que deixo esse clube. Diferente da vez passada, o retorno não será tão breve assim. Agora saio com contrato assinado. Sentei na minha cadeira hoje e falei: "Vai custar para eu sentar novamente nessa cadeira". Mas eu voltarei a sentar ali, ou para encerrar minha carreira, dentro de muito pouco tempo, ou para uma meta pessoal, que é fazer cerca de 40 jogos para ser o segundo treinador com mais jogos pelo Inter. Isso aí virou honra. Tomara que seja no encerramento da carreira, seria algo muito lindo.
Apesar de reclamar de ter "apanhado muito" no período em que esteve à frente do Inter, Abel pediu desculpas à imprensa e voltou a declarar seu amor pelo clube:
— Esse clube é especial, é comandado de forma especial, os funcionários são especiais. É por isso que marca, e por isso saio extremamente feliz. Estava precisando. A gente apanha muito aqui, vive-se sob uma pressão muito grande. Tenho
conviccção de que saio com uma
aprovação muito maior junto à torcida do que quando eu cheguei. Me sinto o treinador mais feliz do futebol brasileiro.
Na semana passada, o técnico já havia deixado escapar que tinha vontade de deixar o cargo por um tempo. Agora, terá um contrato milionário para cumprir no Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Os US$ 2 milhões foram a proposta mais alta que ele recebeu na carreira, garante. Conhecido por ser um agregador de vestiário, lembrou de agradecer aos jogadores pela oportunidade:
— Desta vez não é um até logo, um até breve. Tenho contrato para 10 meses, um campeonato. Isso tem muito a ver com a forma brilhante com que os jogadores conquistaram aquele torneio em janeiro. Eles assistiram muito dos treinamentos que fizemos, deve ter sido do agrado. Estou indo para algo que os jogadores me proporcionaram.
Desde o treino desta segunda, Guto Ferreira é o técnico do Inter, enquanto a direção tenta definir o nome do substituto de Abel. A situação do
preparador físico Eduardo Silva e da
comissão técnica será definida pelo novo treinador.
Abel Braga (abraçando Ceará) encerra ciclo no Inter e vai para os Emirados Árabes
Foto:
Jefferson Botega
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.