| 03/06/2008 05h37min
De todos os nomes cogitados para substituir Abel Braga, dois ganharam ontem destaque especial: o do argentino Carlos Bianchi e o de Paulo Autuori. Não sei se o Inter terá cacife para trazer um desses profissionais, mas, pelo menos, pode-se concluir que a direção está pensando grande. Bianchi talvez seja o treinador mais conceituado da América do Sul no momento, e Paulo Autuori está na elite dos treinadores brasileiros.
Bianchi é um ídolo da torcida do Boca Juniors e um profissional extremamente respeitado no mundo todo, embora sua passagem por clubes europeus não tenha sido muito exitosa. Não foi feliz na Roma e, recentemente, despediu-se do Atlético de Madrid, anunciando sua aposentadoria como treinador. Desde então, tem trabalhado esporadicamente como comentarista da Televisa, do México. Estaria, portanto, disponível, mas só mesmo um grande desafio o faria retornar ao trabalho de comandar um clube de futebol. Caso viesse para o Inter - o que parece muito difícil - teria a dificuldade de
não
conhecer o grupo, de saber pouco dos adversários e do próprio ambiente no futebol brasileiro, inclusive na relação com a imprensa. Mas poderia contar com o prestígio que seu conterrâneo Guiñazu desfruta no grupo atualmente.
Já Autuori me parece uma alternativa mais viável. Embora esteja trabalhando no Exterior, ele conhece o Internacional (trabalhou no Beira-Rio em 1999), sabe muito do futebol brasileiro e tem idéias táticas avançadas. Curiosamente, quando treinava o São Paulo e o entrevistei para o meu programa na Gaúcha, ele me disse que um dos treinadores brasileiros que mais respeitava era Abel Braga. Autuori também estava sendo pretendido pelo Santos, que só no início da noite de ontem conseguiu se acertar com Cuca. Mas Autuori tem um compromisso quase irremovível com o Al-Rayyan, do Catar. Ainda assim, pelo que soube ontem, o Internacional pretende apostar alto nesta alternativa.
O momento é de dificuldade, os bons treinadores estão empregados, mas a visão do
Internacional - de procurar
entre os melhores - me parece absolutamente correta e reveladora da pretensão do clube de chegar bem ao ano do seu centenário.
Desfalque
Tem razão o Sport ao reclamar do Goiás, que está exigindo o retorno imediato do meia-atacante Romerito, do qual é detentor do passe. A decisão tira do Sport seu principal jogador, na antevéspera da decisão da Copa do Brasil, contra o Corinthians. O primeiro jogo será amanhã, em São Paulo, e o segundo no dia 11, em Recife.
Riscos
Véspera de competição importante é sempre um período de estresse para os jogadores, que trabalham mais forte para entrar bem e correm mais riscos.
Foi o que aconteceu ontem com o capitão da seleção italiana, Fabio Cannavaro, que sofreu uma ruptura de ligamentos no tornozelo no primeiro treino para a grande disputa européia. A Itália estréia na próxima segunda contra a Holanda e Cannavaro, melhor
jogador do último Mundial, ficará de fora.
Respeito
Abel deixa o Inter num momento de turbulência no Brasileirão, mas sai com o respeito de todos. Ele fez história no clube, comandou o grupo na sua maior conquista. Perto disso, a vaia do último jogo é nada, mas soa quase como ingratidão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.