| 10/01/2003 12h59min
À frente de uma multidão e ao som de gritos de apoio, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu uma das promessas mais defendidas durante a disputa pelo Palácio da Alvorada. Depois de apresentar a 29 dos 34 ministros e secretários do governo a fome retratada em alguns casebres da Vila Irmã Dulce, na rua Zumbi dos Palmares, em Teresina, no Piauí, Lula chamou a atenção de sua equipe de governo sobre a situação do povo que se amontoava próximo ao palanque do qual se pronunciou no final da manhã desta sexta, dia 10:
– O que esse povo pede não é nada diante do que esse povo merece.
Lula fez questão de ler algumas das reivindicações da comunidade aos integrantes da comitiva. Basicamente, os moradores da Vila Irmã Dulce listaram ao governante questões como política urbana e inclusão social, a criação de uma rede de abastecimento de água, um projeto de geração de emprego e renda, segurança pública, atividades culturais e esportivas e, principalmente, o atendimento integrado a crianças, a idosos e a portadores de deficiências especiais.
– Não posso prometer que amanhã estará tudo resolvido. Vou voltar aqui para provar que muita coisa foi feita – comprometeu-se Lula.
O presidente aproveitou o discurso em Teresina para alfinetar o programa Bolsa-Escola, criticando os R$ 15 oferecidos às famílias por criança que for mantida estudando. Sem dar detalhes, o petista prometeu ampliar esse valor.
Um a um, as 29 personalidades, entre ministros e secretários de governo, foram apresentadas à comunidade. Os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e da Integração Nacional, Ciro Gomes, foram os mais comemorados pela população da Vila Irmã Dulce.
A Vila Irmã Dulce é considerada a segunda maior favela da América Latina. Surgiu depois de uma ocupação irregular.
Depois da visita, a comitiva presidencial seguiu para o Hotel Rio Poty, no qual será realizado um almoço de trabalho. A parada em Teresina é a primeira etapa da viagem da equipe do presidente Lula ao semi-árido brasileiro. Ainda nesta sexta, os membros do governo vão ao Recife, em Pernambuco, e, neste sábado, à cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Na segunda escala da viagem, na capital pernambucana, os 29 ministros, o presidente e a mulher Marisa da Silva irão visitar o bairro conhecido como Brasília Teimosa, uma favela que possui a maior densidade demográfica de Recife – 263,1 habitantes por quilômetro quadrado. No total, 450 famílias dividem 150 palafitas (casas erguidas sobre a água) em condições de pobreza e miséria.
A favela possui problemas crônicos como a falta de saneamento básico, violência e o déficit habitacional. Um terço dos moradores do bairro sobrevive com apenas um salário mínimo, mas a grande maioria está desempregada.
A chegada de Lula à região está prevista para 14h50min. Após desembarcar na Base Aérea, o presidente e sua comitiva seguem direito para Brasília Teimosa. A visita deve durar cerca de uma hora.
Com informações da Globo News e Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.