| 06/06/2008 14h33min
Roland Garros mais uma vez será palco de um confronto entre os dois melhores tenistas do mundo. O suíço Roger Federer derrotou o francês Gael Monfils por 3 sets a 1, nesta sexta, e garantiu lugar na final, onde enfrentará Rafael Nadal, que superou o sérvio Novak Djokovic. As parciais da partida foram 6/2, 5/7, 6/3 e 7/5.
O número 1 do mundo terá, agora, mais uma chance para completar o chamado Career Grand Slam, ou seja, levantar os troféus dos quatro torneios mais importantes do mundo, mesmo que em temporadas distintas. Dono de 12 títulos de Grand Slam, Federer já tem em casa três troféus do Aberto da Austrália, cinco de Wimbledon e quatro do Aberto dos EUA. As informações são do GloboEsporte.com.
No saibro de Roland Garros, porém, Federer sempre esbarrou em grandes adversários. Em 2004, caiu por 3 sets a 0 diante do brasileiro Gustavo Kuerten. Em 2005, parou nas semifinais, vítima do espanhol Rafael Nadal, que conquistaria seu primeiro título em Paris. Nos últimos dois anos, o suíço chegou à final, mas em ambas foi novamente superado pelo espanhol, que busca o tetracampeonato.
A partida
Federer começou bem melhor que o adversário, que parecia nervoso, em sua primeira semifinal de Grand Slam. Sem muitos problemas, o número 1 fechou a primeira parcial em 6/2 e, mesmo inconstante, logo conseguiu uma quebra de vantagem no segundo set.
Aos poucos, Monfils diminuiu seus erros, e Federer, inconstante vacilava. O francês devolveu a quebra e recuperou a igualdade no segundo set. No 12º game, quando sacava para forçar o tie-break, o número 1 cometeu dois erros não forçados seguidos e deu a parcial de presente para o adversário.
O suíço voltou melhor para o terceiro set e, rapidamente abriu 5/1. Monfils devolveu uma das quebras no sétimo game, mas não conseguiu manter seu saque no nono game, e Federer fechou o set em 6/3.
O número 1 passou por dificuldades no quarto set, e precisou salvar break points no terceiro, no quinto e no sétimo games. Nos momentos decisivos, porém, pesou a experiência do suíço. Federer passou a falhar menos e conseguiu um break point no oitavo game.
Monfils se salvou com uma seqüência de grandes pontos e se manteve no set mas, dois games depois, Federer voltou a ameaçar, e conseguiu dois match points. O dono da casa escapou mais uma vez, para delírio do público francês.
Foi questão de tempo para que Federer prevalecesse. Sem errar, ele conseguiu mais um match point no 12º game e, desta vez, não vacilou: deslocou Monfils, subiu à rede e fechou a partida com um belo voleio cruzado de backhand.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.