| hmin
O coronel aposentado Lucio Gutiérrez assumiu a presidência do Equador na tarde desta quarta, dia 15, depois de prestar juramento diante do Parlamento. Em seu discurso, Gutiérrez fez uma rápida menção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acompanha a cerimônia, dizendo-se inspirado pela proposta do presidente brasileiro de combater a fome.
– Inspira-me o que disse Lula quando prometeu que todas as crianças vão tomar café, almoçar e jantar todos os dias – afirmou Gutierrez, sob aplausos dos mais cerca de mil convidados que assistiam à posse, no Congresso do Equador.
A menção a Lula serviu ainda para consertar uma pequena gafe cometida pelo presidente equatoriano e pelo cerimonial de seu país, no inicio da solenidade: por duas vezes o presidente brasileiro foi apresentado pelo nome de "José Inácio Lula da Silva".
Gutiérrez, de 45 anos, entrou abruptamente na vida política do país depois de participar, ao lado de indígenas e de setores dos militares, de uma revolta que pôs fim em 21 de janeiro de 2000 ao governo do presidente Jamil Mahuad. A vitória de Gutiérrez, que se candidatou com o apoio de seu próprio partido e de indígenas, marcou o fim da hegemonia dos partidos políticos tradicionais, que se alternavam no poder depois da volta da democracia em 1979.
O novo presidente seduziu os eleitores com promessas de liderar uma cruzada contra a corrupção e de reduzir a pobreza – que afeta seis em cada 10 equatorianos. Vários líderes latino-americanos, entre eles o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, presenciaram a posse. Chávez chegou a Quito alguns minutos antes de Lula e seu atraso no desembarque na Base Aérea retardou em quase meia hora a chegada do presidente brasileiro.
Com informações da Agência Brasil e Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.