| 09/06/2008 17h35min
Com facilidade, a Holanda venceu a Itália por 3 a 0 nesta tarde de segunda-feira, e assumiu a liderança do Grupo C da Euro 2008. Mas no início, quem centralizou as atenções na partida, disputada em Berna, na Suíça, foi o trio de arbitragem.
O árbitro sueco Peter Fröjdfeldt permitiu que as duas equipes praticassem faltas duras, sem punir os infratores com cartão amarelo. O primeiro cartão foi dado apenas aos 27min, para o atacante italiano Luca Toni, e por reclamação.
Toni protestava contra o gol marcado pela Holanda um minuto antes. Van Nistelrooy, pelo menos dois metros à frente do último zagueiro da Itália, tocou de primeira e fez Holanda 1 a 0. Nem o auxiliar nem o juiz marcaram o impedimento.
O lance perturbou os jogadores italianos, e a Holanda soube se aproveitar. Logo em seguida, aos 31min, Sneijder completou de voleio uma tabela rápida e ampliou para 2 a 0.
Mesmo perdendo, o técnico Roberto Donadoni não abdicou da formação com três volantes no retorno do intervalo. A Holanda continuou criando lances de ataque explorando a velocidade dos meias e laterais, enquanto a Itália apostava nas cobranças de faltas laterais e cruzamentos para Luca Toni.
E quando Donadoni tentou enfim buscar o empate, com as entradas dos atacantes Del Piero e Cassano, a Holanda ampliou a vantagem no contra-ataque. Depois de uma pressão italiana, Van Bronckhorst cabeceou livre para fazer 3 a 0, aos 33min do 2º tempo.
A Holanda encerra a 1ª rodada do Grupo C com 3 pontos, e a Itália segura a lanterna da chave. Também nesta segunda-feira, França e Romênia empataram em 0 a 0, ficando ambas com 1 ponto.
Na próxima sexta-feira, dia 13 de junho, a Holanda enfrenta a França. No mesmo dia, a Itália vai tentar a recuperação contra a Romênia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.