| 09/06/2008 18h31min
Atual campeã da Eurocopa, a Grécia começa a defender o título do torneio contra a Suécia, nesta terça-feira, às 15h45min de Brasília, no estádio Wals-Siezenheim, de Salzburgo. Apesar de serem os atuais campeões, os gregos não chegam como favoritos e também não contam com grande acompanhamento da mídia. Confiam, porém, em suas chances e jogam sem pressão, mesmo que seu estilo de jogo seja motivo de críticas.
Se o título de 2004 veio com uma equipe baseada na força de sua defesa e que marcava poucos gols, desta vez os gregos têm mais uma arma na frente: o atacante Theofanis Gekas, artilheiro do Campeonato Alemão da temporada 2006-2007. Com Gekas e Charisteas, autor do gol do título contra Portugal há quatro anos, os gregos passaram com facilidade pelas Eliminatórias e seu elenco mantém a base do último torneio.
O favoritismo também não pesa sobre a Suécia, mas a seleção treinada por Lars Lagerback tem problemas. O principal deles é o fraco rendimento do
atacante e estrela da equipe Zlatan
Ibrahimovic. O jogador foi uma das principais figuras da conquista do tricampeonato italiano pela Inter, de Milão, mas não demonstra o mesmo faro de gols com a camisa da seleção, pela qual não marca desde outubro de 2005.
Diante disso, Lagerback teve de recorrer mais uma vez ao veterano Henrik Larsson, de 36 anos, que estava fazendo seus gols pelo modesto Helsingborgs e tinha encerrado sua participação na seleção. As condições físicas do goleiro Andreas Isaksson e do meia Fredrik Ljungberg — que atuam na Inglaterra, no Manchester City e no West Ham, respectivamente — também preocupam, já que são titulares na seleção, mas pouco atuaram em seus clubes na última temporada.
Além disso, os suecos têm ainda a história jogando contra, já que venceram os gregos apenas uma vez, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920 — uma goleada de 9 a 0. Desde então, em cinco amistosos, foram duas vitórias da Grécia e três empates.
GRÉCIA
Nikopolidis; Seitaridis, Kyrgiakos, Dellas e
Torosidis; Basinas, Katsouranis, Karagounis e Amanatidis; Gekas e Charisteas. Técnico: Otto Rehhagel.
SUÉCIA
Isaksson; Alexandersson, Mellberg, Hansson e Nilsson; Sebastian Larsson, Linderoth, Svensson e Ljungberg; Henrik Larsson e Ibrahimovic. Técnico: Lars Lagerback.
Arbitragem: Massimo Busacca (SUI), auxiliado por seus compatriotas Matthias Arnet e Stéphane Cuhat
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.