| 18/01/2003 10h57min
Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estão reunidos na Granja do Torto em Brasília. Os dois chefes de Estado discutem o recém-criado Grupo de Amigos da Venezuela, idealizado por Lula. Estados Unidos, Brasil, Chile, Portugal, México e Espanha são os integrantes do grupo.
Junto com Lula, estão os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e José Dirceu (Casa Civil), assessor do PT para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães.
Ao desembarcar neste sábado, dia 18, em Brasília, Chávez afirmou que veio participar de um amplo debate com o Lula sobre o grupo. Afirmou, ainda, não temer que as opiniões dos Estados Unidos prevaleçam porque, explicou, os EUA são amigos da Venezuela.
Ele disse ainda que, na reunião com Lula, também abordará a questão da ajuda brasileira à empresa de petróleo venezuelana, cujos funcionários estão em greve.
O objetivo do Grupo Amigos da Venezuela, oficializado na quarta no Equador, é "apoiar os esforços da mesa de diálogo" conduzida pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Caracas.
Chávez, que sobreviveu a um golpe de Estado há nove meses, enfrenta uma greve geral convocada pela oposição que já dura 47 dias e afetou gravemente a indústria de petróleo da Venezuela, da qual depende a economia do país, que até antes da paralisação era o quinto maior exportador mundial de petróleo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.