| 19/01/2003 18h14min
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, conhecerá nesta segunda, 20, as condições do trecho não-duplicado da BR-101, entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Osório (RS). O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, será o cicerone na visita que o ministro faz ao Estado que se transforma em destino de milhares de turistas nesta época do ano. Adauto pretende transformar o encontro com as autoridades catarinenses e gaúchas em uma grande audiência pública.
O roteiro do ministro pela BR-101 será feito de ônibus. Jornalistas, políticos e lideranças irão acompanhar o trajeto até Criciúma, onde será feita uma reunião com representantes da Região Sul no Teatro Municipal. A expectativa da população é conseguir sensibilizar o ministro sobre a importância e a necessidade urgente da duplicação dessa rodovia, que é o principal corredor da produção entre os países do Mercosul.
Em solo catarinense, a parte simples da rodovia tem uma extensão de 249 quilômetros, ligando a divisa do Rio Grande do Sul com Palhoça. Esse trajeto registrou 914 mortes, de 1996 até 2002.
Desde o dia 4 de janeiro, quando foi anunciado pelo ministro Adauto a publicação da portaria que cancelava 60 licitações para construção e recuperação de rodovias, entre elas a da BR-101 sul, o governador catarinense iniciou as articulações para dar continuidade ao processo de abertura dos envelopes da concorrência pública, que deveria ter ocorrido em 9 de janeiro. A obra está orçada em US$ 1,15 bilhão.
Análise preliminar das condições do trecho elaborada pelo Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge), em parceria com Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e Associação Catarinense dos Engenheiros (ACE), será entregue ao ministro. O estudo completo, com previsões orçamentárias, será protocolado no Ministério Público Federal.
O "funil" precisa de reformas urgentes na avaliação de patrulheiros rodoviários. A expressão "funil" surgiu entre os policiais para exemplificar a rodovia que os motoristas enfrentam depois que deixam a Freeway e a Estrada no Mar, no Rio Grande do Sul, e o trecho duplicado da BR-101, no norte de Santa Catarina.
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