| 16/06/2008 17h42min
De olho em uma vaga nas quartas-de-final da Eurocopa de 2008, a Romênia vai enfrentar a Holanda nesta terça-feira pelo grupo C, às 15h45min (horário de Brasília), no Stade de Suisse, em Berna. A conta para os romenos garantirem a vaga é simples: basta vencer o time treinado por Marco van Basten. Caso empate, dependerá do resultado de Itália e França, que será realizado no mesmo horário.
A equipe comandada por Victor Piturca já poderia estar classificada se o atacante Adrian Mutu não tivesse desperdiçado o pênalti no jogo contra a Itália, que terminou empatado em 1 a 1. No entanto, a equipe permanece com chances de garantir uma das vagas do grupo mais equilibrado da Eurocopa.
O retrospecto dos romenos contra a Holanda é bom. Eles não perderam para os rivais nas Eliminatórias à Eurocopa 2008. Porém, o atacante romeno Ciprian Marica minimizou a importância dos últimos resultados.
— Por enquanto, a Holanda está muito bem e pode até conquistar o título.
Conseguimos ganhar deles por 1 a 0
e depois empatar nas Eliminatórias, mas agora isso é passado — afirmou.
A situação é distinta, pois a Holanda se mostrou quase imbatível contra a Itália, a quem venceu por 3 a 0. Na seqüência, goleou a França por 4 a 1. Já classificada, deve poupar alguns titulares, fato que preocupa franceses e italianos. No entanto, van Basten garantiu que a equipe vai levar o jogo à sério.
— Queremos jogar uma boa partida e vamos levar a sério. Vamos entrar em campo com a mesma concentração dos dois jogos anteriores. Temos um grupo de 23 jogadores muito profissionais — garantiu.
O atacante Ruud van Nistelrooy, que pode dar lugar a Huntelaar, se disse feliz com o desempenho da Holanda nesta Eurocopa.
— Posso dizer que este é o melhor período que vivi com a seleção em dez anos. Em 1998, também tínhamos um grande grupo, com jogadores de diferentes gerações, mas, agora, estou realmente maravilhado com nossas atuações — disse.
Entre os poupados, também podem figurar o zagueiro André
Ooijer e o meia Nigel de Jong. Pelo lado da Romênia, os desfalques serão o meia Mirel Radoi, que se lesionou na partida contra a Itália, e o zagueiro Dorin Goian, suspenso com dois cartões amarelos. Quem também deve seguir fora da equipe é o atacante Marica, que sofreu uma lesão na cabeça durante um treino em St. Gallen.
Já o atacante Mutu, que ficou abatido com o pênalti perdido contra a Itália, ainda enfrenta alguns problemas fora de campo. A avó do jogador da Fiorentina faleceu e ele ainda foi obrigado pela Fifa a pagar uma indenização de 12 milhões de euros ao Chelsea, seu ex-clube. A quantia é relativa ao exame antidoping que acusou uso de cocaína em 2004.
Apesar dos problemas, Piturca já se prepara para um eventual jogo contra a Espanha nas quartas-de-final. A imprensa romena informou nesta segunda-feira que o técnico enviou Emil Sandoi, treinador da seleção sub-21, para espionar o treino dos espanhóis.
Prováveis escalações:
Holanda
Van der Sar; Boulahrouz, Mahtijsen, Heitnga e Van Bronckhorst; Sneijder, De Zeeuw, Engelaar e Van der Vaart; Kuyt e Van Nistelrooy (Huntelaar). Técnico: Marco van Basten
Romênia
Lobont; Contra, Radu, Tamas e Chivu; Cocis, Codrea, Nicolita e Petre; Mutu e Dica. Técnico: Victor Piturca
Árbitro: Massimo Busacca (SUI), auxiliado por seus compatriotas Matthias Arnet e Stéphane Cuhat.
Jogadores romenos durante treinamento no estádio Stade de Suisse, em Berna
Foto:
Peter Schneider/EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.