| 17/06/2008 20h53min
O Uruguai goleou o Peru por 6 a 0 na noite desta terça no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2010. O atacante Diego Forlán anotou três gols, Carlos Bueno fez outros dois e Sebastián "Loco" Abreu, ex-Grêmio, completou o placar.
Com o resultado, o Uruguai chegou à quinta colocação com oito pontos, só perdendo para o Brasil pelo confronto direto. O time de Dunga, agora quinto colocado, tem um jogo a menos, e neste domingo recebe a Argentina no Mineirão. Já o Peru segue na vice-lanterna, com apenas três pontos.
Jogando em casa e precisando da vitória para não se distanciar da zona de classificação para a Copa, o Uruguai buscou o ataque desde o início da partida. Logo aos oito minutos, Forlán recebeu ótimo lançamento e, com a perna esquerda, deu um leve toque para encobrir o goleiro Butron, fazendo 1 a 0 para os donos da casa.
Após o gol, o Peru tento esboçar uma reação. Aos 14 minutos, o botafoguense Castillo impediu o gol dos peruanos, fazendo uma boa defesa. Depois de um começo movimentado, os times diminuíram o ritmo, mas o Uruguai continuava dominando. Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, no tradicional agarra-agarra dentro da área, Guerrero segurou Godín e o árbitro marcou pênalti, para o desespero do jogador peruano. Forlán partiu para a cobrança e fez 2 a 0 para o Uruguai aos 37 minutos, que terminou a primeira etapa com uma boa vantagem.
Aos 11 minutos da segunda etapa, após um chute mascado, a bola sobrou para Fórlan cabecear, marcar seu terceiro gol na partida e o seu quarto nas eliminatórias, igualando-se ao argentino Riquelme na artilharia da competição. O domínio uruguaio era total e o quarto gol não demorou a sair. Aos 16 minutos, Fórlan cobrou escanteio e Carlos Bueno subiu livre para cabecear e marcar mais um.
Tranqüilo na partida, o Uruguai quase marcou mais um, com Godin, que livre cabeceou para fora. Dois minutos depois, Bueno teve a chance de fazer seu segundo gol, mas parou no goleiro Butron. Contudo, Bueno não desperdiçaria outra chance. Aos 23 minutos, o atacante do Peñarol tabelou com Cristian Rodriguez e tocou na saída do goleiro peruano.
Apesar da goleada, o Uruguai continuava no ataque e Forlán perdeu uma grande chance aos 29 minutos. Já nos acréscimos, Abreu chutou da entrada da área e encerrou o massacre uruguaio, anotando o sexto gol.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.