| hmin
O dólar comercial atingiu nesta sexta, dia 24, a maior cotação desde 16 dezembro. Com forte alta de 2,69% em relação ao fechamento anterior, a moeda norte-americana encerrou os negócios a R$ 3,620 para compra e R$ 3,625 para venda.
As afirmações do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, de que os Estados Unidos e o Reino Unido estariam preparados para atacar o Iraque, independente do apoio de outros países, aumentaram o clima de tensão nos mercados.
Mesmo sem apoio na Organização das Nações Unidas (ONU), Powell e o ministro britânico do interior, Jack Straw, decidiram que esta segunda, dia 27 é a data-chave para a definição de posições sobre o Iraque. Nesse dia, os inspetores de armas da ONU entregarão seu relatório preliminar sobre o país, com o qual Powell e Straw esperam obter provas que justifiquem o ataque na maior região exportadora de petróleo do mundo.
O temor dos analistas é de que uma guerra faça disparar os preços do petróleo e coloque por terra a incipiente recuperação econômica mundial.
Finalmente, completando o cenário internacional desfavorável, a Venezuela - quinto maior produtor de petróleo do mundo - permanece em greve geral e pleno impasse político desde 2 de dezembro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.