| 20/06/2008 17h28min
Lançada em fevereiro pelo governo federal, a Timemania gerou bastante expectativa nos clubes participantes. No entanto, a dupla Gre-Nal reconhece que a arrecadação até agora está abaixo do esperado, em parte pela divulgação pouco expressiva da Caixa Econômica Federal. No último domingo, a loteria teve o primeiro vencedor, que recebeu um prêmio de R$ 7.818.108,56.
No total, foram arrecadados R$ 56.830.830,00 com 28.415.415 apostas em 16 concursos. O Grêmio é sexto colocado no ranking de apostas, enquanto o Inter ocupa a oitava posição (confira todos os números no gráfico). Os dois clubes já planejam projetos de marketing de forma mais regionalizada:
– Nesse jogo de domingo (contra o Atlético-PR), estamos com uma ação de marketing montada. Nós vamos distribuir 40 mil volantes já marcados com o Grêmio como time do coração. Vai passar faixa no estádio. O lançamento foi muito mal feito, colocaram o Pelé com uma camiseta parecida com a do Boca Juniors. Não adianta colocar um narrador de Rio, São Paulo, eles precisam contratar uma mídia localizada para a divulgação. O marketing da Caixa tem nos atendido nesse sentido – afirmou o vice-presidente de marketing do Tricolor, César Pacheco.
Opinião semelhante tem o segundo vice-presidente do Inter, Mário Sérgio Martins da Silva.
– Estamos planejando uma campanha de marketing muito forte nos jogos de futebol. O Inter está pensando em ter um ponto de vendas no Beira-Rio, estamos vendo isso com a Caixa Econômica Federal. Estamos trabalhando também com a emoção nos dias de jogos. Queremos trabalhar com a informação na imprensa – explicou.
O dirigente colorado disse ainda que não há preocupação com a oitava posição do Inter. Para ele, o mais importante é se manter entre os 20 primeiros clubes para receber mais recursos e atrair apostadores:
– Grêmio, Inter, e os outros clubes que estão até a 20ª posição, tem que se manter entre os 20. Esses clubes têm que se unir para aumentar o bolo. Não adianta ficar brigando com Grêmio e Juventude, porque o alvo é outro, é atrair apostadores. O que importa é que os torcedores da Região Sul apostem – explicou Martins.
Já na opinião de Pacheco é necessário que seja reforçada a idéia de que não é o governo que está ajudando os clubes, mas os torcedores:
– É um produto novo, uma loteria nova, mas que mexe com seu time, sua paixão. A Timemania foi feita para se renegociar as dívidas com o governo. A União não está dando dinheiro para os clubes, o governo simplesmente fez uma loteria e vai buscar dinheiro dos torcedores para pagar essas dívidas, que seriam eternas – observou.
Outros três times do Rio Grande do Sul integram a Timemania: Juventude, Caxias e Novo Hamburgo. O Alviverde ocupa a 36ª posição no número de apostas. Já o time Grená e o do Vale do Sinos não aparecem entre os 80 clubes da cartela - eles fazem fazem parte do grupo dos 18 que recebem 2% da arrecadação da loteria.
O decreto que regulamenta o concurso prevê que 2% do total arrecadado sejam divididos entre os 80 clubes de acordo com a escolha do apostador, que marca o nome de seu time do coração no bilhete. Outros 20% do total arrecadado são de divisão fixa entre 98 clubes da seguinte forma: 65% para os clubes que participaram da Série A em 2007, 25% para os que jogaram a Série B, 8% para 40 clubes que jogaram a Série C e 2% para 18 times que aderiram à loteria, mas não estão nos bilhetes.
Caixa diz que desempenho da loteria é normal
O vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Wellington Moreira Franco, afirmou que os números do jogo estão dentro do esperado, levando-se em conta que um produto novo sempre precisa de algum tempo para se popularizar. Outra questão que pode influenciar é o fato de a loteria dos clubes de futebol custar mais caro que a Mega-Sena, o grande produto de apostas do Brasil:
– A Timemania, do ponto de vista mercadológico, tem desvantagem em relação à Mega-Sena. A Mega-Sena é o principal jogo da cesta de jogos das loterias, é muito bem sucedida e tem um preço mais barato. A Timemania custa R$ 2,00 e a Mega-Sena vai passar agora para R$ 1,75, ela custa ainda R$ 1,50. Eu creio que pela qualidade do jogo, a Timemania irá superar isso – explicou.
A partir do dia 27, o banco dará início a uma campanha de promoção da Timemania nas lotéricas de todo país. Moreira Franco destacou a importância da loteria para os clubes, mas reiterou que ela é apenas um recurso entre tantos que os times brasileiros devem buscar para alcançar o equilíbrio financeiro:
– Na realidade, o projeto de criação da Timemania já deu a grande vantagem para os clubes, que foi a renegociação da dívida deles. Eles eram inadimplentes e se tornaram adimplentes na medida em que tiveram 240 meses para renegociar suas dívidas. Os grandes times devem, de modo geral, acima de R$ 100 milhões e o pagamento dessa dívida não será feito jamais somente com o que se apurar em jogo. Ele terá que ser feito com o saneamento financeiro de cada clube. É uma responsabilidade com a qual eles terão que arcar – salientou.
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