| 24/06/2008 16h14min
Nesta terça-feira, o tênis brasileiro teve a confirmação de seu segundo representante na Olimpíada de Pequim. Depois da classificação direta de Thomaz Bellucci no último dia 9, e do término dos pedidos de inscrição pelos Comitês Olímpicos Nacionais, nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Tênis recebeu a notícia da classificação de Marcos Daniel, 75º do ranking da ATP, depois da desistência de dez dos 56 tenistas confirmados.
— Estou muito feliz. Venho trabalhando faz tempo para chegar neste nível, e agora é seguir firme para melhorar ainda mais. A classificação a Pequim é incrível, um sonho realizado. Estava muito motivado para conseguir esta vaga, estou muito contente — comemorou o gaúcho de Passo Fundo.
A ascensão de Marcos Daniel e Thomaz Bellucci vêm desde o segundo semestre de 2007. Há 52 semanas, período considerado pelo Ranking de Entradas da ATP, Marcos Daniel era o 190º do mundo e Bellucci, era 447º da ATP. Porém, a partir de agosto, os dois passaram a evoluir sucessivamente nos torneios. Daniel chegou à final de três etapas do Circuito Petrobrás (Bogotá, Buenos Aires e Lima, vencendo a primeira) em 2007, tomando o posto de número um do país, e Bellucci saltou 245 colocações até o fim do ano, conquistando as semifinais de Challengers em Campos do Jordão e na capital argentina, quando perdeu justamente para Daniel.
Na atual temporada, os dois melhores tenistas do Brasil passaram a receber apoio da CBT com passagens aéreas para torneios pelo mundo. Os bons resultados continuaram a acontecer. Bellucci venceu nada menos que quatro Challengers (Santiago, Florianópolis, Tunis e Rabat, os três últimos consecutivos), e venceu pela primeira vez jogos em torneios Grand Slam, ATP e também na Copa Davis. Já Daniel voltou a vencer em Bogotá, fez uma final em Nápoles, avançou rodadas em ATPs e venceu sua primeira partida na carreira em Grand Slams (em Roland Garros). Ambos passaram a anotar, semana a semana, suas melhores posições no ranking mundial.
O Brasil requisitou à Federação Internacional de Tênis cinco vagas (Marcelo Melo, André Sá, Thomaz Bellucci, Marcos Daniel e Flavio Saretta) no masculino e três no feminino (Teliana Pereira, Nanda Alves e Roxane Vaisemberg). Até agora, apenas Daniel e Bellucci se classificaram para os Jogos Olímpicos. Melo e Sá estão próximos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.