| 18/07/2008 17h04min
O nadador Eduardo Deboni, gaúcho radicado em Santa Catarina, abriu as portas da sua casa e recebeu a reportagem do clicRBS para um bate-papo informal, às vésperas de seu embarque para Macau, onde a seleção brasileira passará por um período de aclimatação para finalizar os preparativos aos Jogos Olímpicos. A chegada da equipe brasileira na Vila Olímpica está prevista para 6 de agosto, dois dias antes da abertura oficial em Pequim.
Antes do embarque, porém, mais uma competição irá preparar o atleta para a sua meta de baixar o tempo no revezamento 4x100m livre em Pequim: ele participa, neste domingo, do Campeonato Catarinense de Inverno, em Blumenau (SC), onde compete nos 100m livre. Medalhista de ouro no revezamento 4x100m livre e de prata no 4x100m medley no Pan-Americano de 2007, disputado no Rio de Janeiro, Deboni conquistou sua vaga olímpica em maio de 2008. Com César Cielo, Nicolas Oliveira e Rodrigo Castro, ele está confirmado no revezamento 4x100 livre.
Tudo pronto para a viagem
A mala já está pronta. Além dos uniformes oficiais, Deboni carregará consigo um laptop, que servirá para se comunicar com os amigos e também atualizar o seu blog no clicRBS durante os jogos de Pequim. O gaúcho, que em suas próprias palavras sente-se também um catarinense, terá a companhia da família. Seus pais viajam à China no dia 5 de agosto e permanecerão nove dias no país para acompanhar a estréia de Deboni em uma Olimpíada. Para o nadador, além do incentivo da família, o apoio dado ao esporte em Santa Catarina foi fundamental para chegar ao alto nível competitivo:
— Nunca neguei minhas raízes de ser gaúcho. Mas, quando eu precisei realmente da natação, foi Santa Catarina e Florianópolis que me apoiaram. Tenho muito a agradecer a este estado. Sou gaúcho, mas me considero também catarinense, estarei lá representando os dois estados e, acima de tudo, o Brasil — explicou Deboni.
Engenharia e futebol
Apelidado de "Lingüiça", em função de sua altura — ele tem 1,90m e pesa 84kg —, Deboni ainda falou sobre outras paixões além da natação. Assim como o seu esporte — seus irmãos também praticavam natação — o atleta tem mais duas heranças de família: o amor pela Engenharia Civil (o pai é engenheiro) e pelo Inter.
— Sou colorado desde pequeno, minha vó tentava colocar uma camisa do Grêmio, mas não dava, eu não gostava. Minha família toda torce para o colorado. Gosto muito do Inter e do meu conterrâneo, o (Rafael) Sobis, que não faz mais parte do time — contou.
Mudança de estilo
Natural de Erechim (RS), Deboni tem 26 anos e desde os cinco pratica natação. Em 2003, chegou a Florianópolis para intensificar os treinamentos com o técnico Carlos Camargo. Foi em Santa Catarina que o nadador conseguiu apoio para alavancar sua carreira.
A especialidade de Deboni era o nado costas. No entanto, após uma temporada de aperfeiçoamento na Austrália, em 2003, o nadador passou a se dedicar aos 100m livre.
Atualmente, Deboni integra a equipe da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), localizada em Palhoça (SC), da qual também é aluno — ele está com a matrícula trancada no curso de Engenharia Civil.
Veja abaixo o vídeo feito na casa de Eduardo Deboni, em Florianópolis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.