| 04/02/2003 10h05min
O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Attiyah, afirmou nesta terça, dia 4, que a retomada das exportações de petróleo da Venezuela poderá forçar o cartel a reduzir a oferta no segundo trimestre, mas que a política continua incerta devido à ameaça de guerra no Iraque. A produção da Venezuela – terceiro maior produtor de petróleo da Opep – subiu nos últimos dias, apesar da greve de dois meses contra o presidente Hugo Chávez.
Relatórios do governo e da oposição mostraram dados de produção entre 1,2 milhão e 1,8 milhão de barris por dia (bpd) na segunda, dia 3, e exportações de 890 mil bpd, cerca de um terço dos níveis normais.
– Essas são boas notícias. A Venezuela está voltando à ativa, equilibrando a oferta e a demanda ao colocar mais petróleo no mercado – afirmou Attiyah.
A Opep concordou, durante uma reunião emergencial em janeiro, em elevar seu limite de produção em 1,5 milhão de bpd para 24,5 milhão de bpd a partir de 1º de fevereiro, em uma tentativa de cobrir a ausência da Venezuela. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.