| hmin
Soldados israelenses e norte-americanos dispararam mísseis Patriot nesta, terça, dia 4, como parte de um exercício militar conjunto para a eventualidade de o governo iraquiano atacar Israel, caso sofra uma agressão dos Estados Unidos. Fortes explosões foram ouvidas no deserto de Negev, no sul do país. Os Patriot são usados contra outros mísseis -- no caso, os Scud do regime de Saddam Hussein.
Israel minimizou a operação, dizendo que ela já estava programada havia dois anos, como parte da cooperação militar entre os dois países. Cerca de 200 soldados norte-americanos estão em Israel desde meados de janeiro, participando da operação "Juniper Cobra'', que acontece a cada dois anos, mas desta vez foi planejada sob medida para uma possível guerra no Iraque.
Durante a Guerra do Golfo, em 1991, o Iraque disparou 39 mísseis Scud contra Israel. Desta vez, as autoridades israelenses temem que Saddam coloque agentes químicos ou biológicos nos mísseis, principalmente se ele estiver na iminência de ser derrubado. Os mísseis Patriot testados na terça-feira são modelos aperfeiçoados daqueles usados em 1991, que foram em geral ineficientes na interceptação dos Scud.
Israel também está preparado para usar seu novo sistema bilionário de destruição de mísseis, o Arrow, o único capaz de interceptar mísseis balísticos fora da atmosfera terrestre. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.