| hmin
O novo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado nesta terça, dia 4, pelo coordenador de Pesquisas Econômicas da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, mostrou que a inflação no período de 29 de dezembro de 2002 a 28 de janeiro de 2003 foi de 2,18%. O resultado sofreu o impacto do aumento dos preços dos combustíveis, no grupo Transportes, traduzido principalmente pelos reajustes das tarifas de ônibus urbanos em algumas das 12 capitais pesquisadas, e também pelas mensalidades e materiais escolares no grupo Educação.
De coleta mensal, mas com divulgação semanal, o IPC-S não se refere ao mês calendário e funciona, segundo Quadros, como um referencial para formar expectativas de inflação, tendendo a ser um estabilizador. O resultado do primeiro IPC-S evidencia que a inflação continua a subir para o consumidor, depois da "perda de fôlego" registrada no início de janeiro pelo Índice de Preços ao Consumidor 10 (IPC-10), que foi de 1,84%, tendo em vista a desaceleração cambial.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.