| 07/02/2003 14h57min
O placar já é de 1 a 0 para o Brasil contra a Suécia no confronto válido pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis 2003. Nesta sexta, dia 7, o catarinense Gustavo Kuerten não teve a menor dificuldade para derrotar o sueco Andreas Vinciguerra no jogo de abertura do duelo, realizado em quadra de carpete coberta no ginásio Idrottens Hus, em Helsinborg. Sem ter seu saque ameaçado nenhuma vez em todo o jogo, Guga arrasou Vinciguerra ao vencer por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4.
No segundo jogo de simples, que começa a seguir, o mineiro André Sá encara Jonas Bjorkman. Neste sábado, ocorre a disputa de duplas entre Guga/Sá e a parceria formada por Bjorkman e Magnus Larsson. No domingo, é a vez dos jogos inversos de simples: Guga x Bjorkman e Sá x Vinciguerra. Avança às quartas-de-final da Davis a equipe que vencer três das cinco partidas.
Guga já pisou na quadra como favorito, mesmo com a torcida contra, o frio que faz na Suécia (cerca de 0°C) e o piso rápido. E logo no início da partida mostrou o porquê do favoritismo: é um jogador infinitamente superior a Vinciguerra, que teve uma temporada complicada em 2002 ficando três meses afastado do circuito devido a uma contusão. O primeiro set foi todo do brasileiro, que quebrou o serviço do sueco no segundo e no sexto games, fechando a parcial em 6/1 no game seguinte com um ace.
No segundo set, empilhando aces e encaixando paralelas de esquerda com perfeição, Guga mais uma vez venceu no serviço de Vinciguerra quando o sueco errou um smash na rede no nono game. Demonstrando nervosismo, Vinciguerra deu o set de presente a Guga ao devolver para fora o segundo serviço do brasileiro no set point.
Sem conseguir nenhum break point a seu favor, o sueco se limitava a tentar complicar a vida de Guga com longas trocas de bola no fundo da rede. Jogador também especialista em pisos mais lentos, Vinciguerra chegou a ter bons momentos quando conseguia encaixar bolas no contrapé de Guga ou ao acelerar nos golpes de aproximação e matar o ponto com um bom voleio. Mas o brasileiro, mais experiente e talentoso, definiu novamente o set ao conseguir uma quebra no quinto game, quando Vinciguerra jogou a bola para fora após uma excelente devolução de serviço de Guga. Quando sacava em 5/4, Guga ainda desperdiçou dois match points antes de fechar o jogo em um lob para fora executado por Vinciguerra.
Brasil ou Suécia vão enfrentar o vencedor de Austrália x Grã-Bretanha, que se enfrentam em Sydney. O primeiro dia de disputas terminou com vantagem de 2 a 0 para o time da casa – Mark Philippoussis venceu o britânico Alan Mackin, enquanto o número 1 do mundo, Lleyton Hewitt, detonou Alex Bogdanovic. As duas partidas foram decididas em apenas três sets.
MARIANNE SCHOLZEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.