| 13/02/2003 13h33min
O governo iraquiano não pretende investir contra a Turquia no caso de ser atacado por forças lideradas pelos Estados Unidos, disse o vice-primeiro-ministro do país árabe, Tareq Aziz, nesta quinta, dia 13. Em uma entrevista concedida ao jornal italiano Corriere della Sera, Aziz, também declarou ser contrário ao envio de soldados da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iraque a fim de ajudar os inspetores de armas.
Os EUA desejam que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desloque para a Turquia mísseis Patriot, aviões de vigilância e equipes de especialistas em guerra química e biológica para defender o país no caso de uma ação militar em território iraquiano. A França, a Alemanha e a Bélgica vetaram a proposta norte-americana de começar a mobilizar a Otan para defender o território turco.
Aziz acusou o presidente norte-americano, George W. Bush, de agir como "um novo Hitler''. O vice-premiê criticou uma idéia aventada recentemente de enviar soldados da ONU para o Iraque em uma tentativa de impedir a guerra.
– Não acho que essa seja uma boa idéia. Isso não tem relação com o desarmamento. Seria apenas uma intervenção indevida e violenta na soberania iraquiana – declarou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.