| hmin
A Coréia do Norte planeja a construção de quatro novas usinas nucleares, cada uma maior que a usina de Yongbyon, atualmente no centro de uma polêmica com os Estados Unidos, afirmou o jornal britânico Sunday Telegraph.
Citando o diretor de energia do país, Kim Jae-rok, o jornal afirmou que as planejadas quatro novas usinas poderão produzir até 200 megawatts de energia – 40 vezes a capacidade de Yongbyon. "Medidas desesperadas" são necessárias para lidar com o calor no país e falta de energia, publicou o jornal, citando Kim em entrevista.
– Isso nos permitirá atender a urgente necessidade por fornecimento de eletricidade em nosso país, disse o diretor ao jornal.
A crise sobre o programa nuclear da Coréia do Norte tem sido assunto dos principais jornais do mundo desde outubro, quando Washington afirmou que Pyongyang tinha admitido perseguir um programa de enriquecimento de urânio, em uma violação do acordo de 1994. O acordo congelou o programa em troca por dois reatores atômicos e assistência econômica ao país. Desde então, a Coréia do Norte expulsou inspetores de armas internacionais do país, desistiu do acordo que foi criado para conter a disseminação de armas nucleares e afirmou que estava pronta para retomar as atividades com o reator de Yongbyon, capaz de produzir plutônio para bombas.
Na semana passada a Agência Internacional de Energia Atômica declarou que a Coréia do Norte rompeu com as salvaguardas das Nações Unidas e enviou o assunto ao Conselho de Segurança da ONU. O Sunday Telegraph disse que Kim insistiu que a Coréia do Norte não estava produzindo armas nucleares em suas instalações atuais e que não usará as unidades para isso. Com informações da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.