| hmin
O ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, afirmou nesta segunda, dia 17, que os países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deveriam considerar uma redução da produção de petróleo, de entre 3 milhões a 4 milhões de barris por dia, imediatamente após uma resolução da crise no Iraque. Zanganeh lembrou que a demanda por petróleo normalmente começa a diminuir após o final do inverno no Hemisfério Norte.
Segundo o ministro iraniano, os atuais altos preços do produto resultam das incertezas sobre o país de Saddam Hussein, devendo cair se uma campanha militar contra o país for curta.
– Se o conflito não durar muito, os preços subirão por um curto período de tempo e então cairão fortemente – estima Bijan Zanganeh.
Também nesta segunda uma fonte ligada à Opep declarou que existe a possibilidade de a organização concordar em suspender temporariamente as cotas de produção se um ataque ao Iraque paralisar as exportações. Após o eventual conflito, a Opep voltaria ao atual teto de produção de 24,5 milhões de barris por dia, acrescentou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.