| hmin
O ministro das Relações Exteriores do Iraque, Naji Sabri, pediu às nações árabes para utilizar sua rica reserva de energia como uma arma para impedir uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos no país. A informação foi publicada nesta terça, dia 18, pelo jornal Asharq al-Awsat.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) prometeu várias vezes cobrir qualquer deficiência no estoque de petróleo provocada por um ataque ao Iraque. A organização também rejeitou o pedido anterior do Iraque para reduzir a produção de petróleo a fim de pressionar os EUA de maneira similar ao embargo de 1970.
Em abril, o Iraque parou de exportar cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia para protestar ao que chama de apoio norte-americano a Israel. Segundo Sabri, os países árabes devem evitar uma guerra se decidirem por não ajudar os EUA. A maioria dos países árabes disse publicamente que se opõe a uma guerra, mas muitos líderes de nações pró-EUA, como o Egito e a Jordânia, afirmaram que não podiam fazer nada para evitar o ataque. As informações são da agênci Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.