| 10/10/2008 21h33min
O Grêmio venceu o Santos na última quarta, quando retomou a liderança do Brasileirão, com seis jogadores das categorias de base. Na noite desta sexta, o técnico dos juniores do Grêmio, Julinho Camargo, participou de entrevista online no clicRBS. Ele elogiou as pratas-da-casa, e sentenciou: três jovens talentos gremistas devem deixar o Estádio Olímpico em breve.
– Acho que o Léo, Rafael Carioca e o próprio Douglas Costa são jogadores que logo estarão nos gramados da Europa – disse o treinador, que se diz orgulhoso em trabalhar nas categorias de base tricolores.
Para Julinho, a aproximação entre os jogadores da equipe de base e os profissionais ajuda os novos talentos gremistas que recém subiram ao time profissional.
– O fato de estarmos à frente desse trabalho a quatro anos facilita, pois temos muitos jogadores no grupo do profissional oriundos da base. Isso faz com os garotos novos sejam bem recebidos – explicou.
Um dos jogadores do grupo treinado por Julinho é Mithyuê, destaque nas quadras de futsal que dá no Grêmio os primeiros passos no futebol de campo. E o técnico confia no potencial do jogador.
– Ele esta evoluindo a cada semana! É um processo que ele esta passando, mas tenho muita esperança no futebol dele. O mais importante é que ele está tranqüilo e isso vai ajudar no desenvolvimento desse processo – disse Julinho.
O técnico também comentou o aproveitamento da equipe júnior na Copa Lupi Martins. Ele vê vários benefícios em colocar os jovens em campo pela competição regional.
– A exigência de um campeonato profissional traz situações bem diferentes. Isso nos dá a oportunidade de ensinar na prática as situações de campo que diferenciam os juniores dos profissionais – declarou o técnico, que elogiou a estrutura do CT de Eldorado do Sul, onde o time manda seus jogos pela competição. – Temos oito campos de treinamentos em boas condições e uma estrutura profissional em termos de corpo de trabalho muito competente para receber um grande atleta.
Confira a íntegra da entrevista online:
Pergunta: Boa noite, Julinho! O Grêmio derrotou o Santos com seis jogadores que você treinou nas categorias de base: Thiego, Felipe Mattioni, Helder, Rafael Carioca, Willian Magrão e Douglas Costa. Qual o principal fator que motivou o sucesso na formação destes jogadores?
Julio Camargo: A idéia de um trabalho profissional.
Pergunta: O diretor executivo do Grêmio, Rodrigo Caetano, recentemente elogiou o trabalho em conjunto que você tem desempenhado com o técnico Celso Roth. Como funciona este trabalho?
Julio Camargo: Isto acontece de uma forma bem natural. O mais importante é a transparência que o clube tem e, no caso, o Celso só posso falar com elogios do que ele tem feito pelo trabalho em conjunto.
Pergunta da internauta Doka: Como está se saindo o Mithyuê? Está se adaptando ao campo?
Julio
Camargo: Sim, ele esta evoluindo a cada semana! É um processo que ele esta passando, mas tenho muita esperança no futebol dele. O mais importante é que ele está tranqüilo e isso vai ajudar no desenvolvimento desse processo.
Pergunta: Existe uma aproximação entre os jogadores da equipe de base e os profissionais?
Julio Camargo: Sim, pelo fato de estarmos a frente desse trabalho a quatro anos, isso facilita, pois temos muitos jogadores no grupo do profissional oriundos da base. Isso faz com os garotos novos sejam bem recebidos.
Pergunta: Como a Copa Lupi Martins tem contribuído com o lançamento de garotos da equipe de juniores?
Julio Camargo: De uma forma bem positiva, pois a exigência de um campeonato profissional traz situações bem diferentes. Isso nos dá a oportunidade de ensinar na prática as situações de campo que diferenciam os juniores dos profissionais.
Julio Camargo: A disputa de uma competição com elementos como torcida, imprensa e embate com atletas profissionais são situações que nos juniores não encontramos, então a copa Lupi Martins nos dá o que faltava em termos de formação
Pergunta do internauta Fabio_poa: Qual a maior deficiência no trabalho com os juniores na sua visão?
Julio Camargo: Acho que isso está em evolução, mas com certeza o entendimento de direções em termos de investimentos.
Pergunta do internauta Isgospel: Além destas jovens promessas que estão hoje no time principal, em quem mais você aposta para 2009?
Julio Camargo: temos vários valores que estão em processo de aprendizado. Acredito que em pouco tempo teremos a presença do Thiago Dutra (volante) e do Roberson (meia-atacante)
Pergunta: E o atacante Roberson, que já foi relacionado por Celso Roth mas ainda não atuou na equipe profissional? Quais as características dele?
Julio Camargo: É um jogador ousado, de ótima técnica, precisa aprender a diferença de se jogar perto ou longe do gol.
Pergunta: Você ainda considera cedo para Roberson estrear no time profissional?
Julio Camargo: Não! Praticamos um dia a dia profissional em termos de exigência, performance e preparo como um todo! Afirmo que estamos preparados sempre para uma possível oportunidade!
Pergunta do internauta Adriano: Em quem você aposta para ser o novo ídolo do Grêmio e quem sabe conhecido mundialmente? Pois o Grêmio é mesmo uma fabrica de craques, concorda?
Julio Camargo: Concordo e me orgulho em trabalhar lá! Acho que o Léo, Rafael Carioca e o próprio Douglas Costa são jogadores que logo estarão nos gramados da Europa.
Pergunta: Alguns atletas já sofrem assédio de empresários ainda quando estão nas categorias de base do Grêmio. Existe um trabalho de motivação para os jovens que recebem propostas de clubes europeus, como aconteceu com Douglas Costa?
Julio Camargo: Sim, existe um trabalho no sentido de orientar os atletas e auxiliá-los no entendimento da sua profissão e o que isto acarretará em sua vida.
Pergunta do internauta Saulo: Um jogador amador de 27 anos tem chances de se profissionalizar hoje em dia?
Julio Camargo: Tem sim, mas será difícil ele ter oportunidade num clube organizado e profissional. Esta idade para iniciar já é considerada um pouco passada.
Pergunta: Como você vê o investimento feito pela atual direção do Grêmio nas categorias de base? E como é a estrutura do CT de Eldorado do Sul?
Julio Camargo: O clube está investindo na base, claro que ainda temos passos importantes para dar, mas aos poucos a estrutura vem melhorando e queremos chegar num estágio bem positivo. Temos oito campos de treinamentos em boas condições e uma estrutura profissional em termos de corpo de trabalho muito competente para receber um grande atleta.
Pergunta do internauta Ovverman: Você já chegou a pensar em treinar o time principal do Grêmio ou de qualquer outro clube?
Julio Camargo: Já treinei três clubes profissionais e também a seleção do Kuwait sub-23. Tive a oportunidade de fazer um jogo do Gauchão pelo profissional na troca do Mancini pelo Celso e foi bem legal. Com certeza tenho a aspiraçao de trabalhar nos profissionais de um grande clube, tudo ao seu tempo.
Pergunta: Alguns jogadores das categorias de base foram contratados ainda jovens junto a outros clubes, como aconteceu com Roberson. Existe algum trabalho de observação de jovens talentos?
Julio Camargo: Sim, temos um departamento de busca de atletas que é formado por cinco profissionais que se dedicam exclusivamente a isso.
Pergunta do internauta Dorico: Onde está o centroavante Rafael Martins?
Julio Camargo: Rafael Martins é o centro avante titular da minha equipe, vai jogar sábado em Eldorado contra o Novo Hamburgo às 15h30min.
Pergunta do internauta Fabio_poa: Os atletas dos juniores tem acompanhamento psicológico no Grêmio ? Eles também freqüentam a escola normalmente?
Julio Camargo: Existe uma equipe multidisciplinar no nosso departamento, com assistente social, psicóloga, nutricionista, etc. Além disso, tenho um pós-graduação em psicologia do esporte e do exercício, curso esse que me auxilia e muito no meu dia a dia.
Pergunta do internauta Beto: O Grêmio tem se caracterizado por excelentes goleiros da base. Tem algum que pode ser titular no curto prazo?
Julio Camargo: Tanto o Marcelo quanto o Matheu, que é o terceiro goleiro são ótimos. O Matheus foi o goleiro daquela equipe campeã da Copa Federação em 2006 vencida por nós.
Pergunta do internauta Candinho: Tiago Dutra é a nova promessa gremista?
Julio Camargo: O Thiago Dutra é um novo jogador que pode ser sim um grande jogador, mas ainda precisa desenvolver alguns aspectos.
Pergunta do internauta Candinho: Como o senhor vê esta variação no futebol do Anderson Pico?
Julio Camargo: Todos atletas são diferentes uns dos outros, o Anderson em alguns momentos perde um pouco a sua concentração e isso atrapalha o bom futebol que ele tem. Mas te falo com tranqüilidade que isso com o tempo e a maturidade vai acabar. Gosto muito do futebol do Anderson Pico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.