| 26/10/2008 18h32min
Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, está em alerta por causa da forte chuva que atinge o município. Algumas localidades têm o acesso comprometido, e as estradas estão tomadas pela água. Cerca de 20 famílias que moram no Costão da Serra estão isoladas já que o Rio São Bento desfez a estrada, que está submersa.
Os principais problemas com a chuva estão no interior do município. O maior temor é a situação da ponte do Rio Jordão, que já sofreu danos na enxurrada do dia 3 de maio, quando o município decretou estado de emergência. A ponte ainda está sendo restaurada e pode ser interditada. A cachoeira do Rio Bianchini está com um dos maiores volumes registrados nas últimas décadas.
A barragem do Rio São Bento está vertendo desde as 12h30min deste domingo. Na quarta-feira faltava 1,10 metro para que as comportas estivessem cheias. Às 16h já havia uma lâmina de 25 centímetros vertendo que sobe 5 centímetros por hora, sendo que esse volume deverá chegar a
40 centímetros nas próximas horas já
que ainda existe muita água no costão da serra, segundo dados dos funcionários da barragem.
O local recebeu nestes últimos cinco dias aproximadamente cinco milhões de metros cúbicos de água devido às chuvas. A primeira vez que a barragem verteu foi em maio de 2004 e esta deve ser a trigésima vez que o fato ocorre, tendo a maior lâmina chegado a 1,05 metro nos anos anteriores.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.