clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/02/2003 07h50min

Beira-Mar é transferido do Rio para presídio do interior de SP

Ação foi acompanhada por 40 homens das polícias Federal, Civil e Militar

Faltavam 15 minutos para as 5h desta quinta, dia 27, quando o trafricante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chegou ao presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Quarenta homens das polícias Federal, Civil e Militar participaram da transferência do criminoso que deixou por volta das 23h dessa quarta o presídio de Bangu 1, no Rio de Janeiro. Beira-Mar foi levado para o interior paulista em um jatinho da Força Aérea Brasileira.

A operação só foi possível depois de um acordo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Os detalhes sobre a transferência do trafricante serão discutidos em uma reunião, às 9h, em Brasília, entre Lula e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Beira-Mar seguiu de Bangu 1 para a Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio. O plano do governo foi montado antes do encontro do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, com a governadora Rosinha Matheus, e só dependia da concordância dela para ser posto em ação.

O criminoso é apontado pela polícia como principal líder das ações coordenadas do tráfico que levaram terror e pânico a vários bairros do Rio, Niterói e São Gonçalo e a municípios da Baixada Fluminense nos últimos três dias. A transferência do traficante era uma antiga reivindicação do governo daquele Estado. O presídio de Presidente Bernardes, inaugurado há menos de um ano, possui um moderno sistema de segurança.

Na avaliação da Polícia Federal, Beira-Mar se fortaleceu muito no período em que esteve preso no Rio. Tanto que a transferência não poderia ser feita nos mesmos moldes como ocorreu quando o traficante saiu de Brasília e foi levado ao Rio. Na ocasião, o criminoso foi escoltado da superintendência da PF até o aeroporto e sua saída pôde ser acompanhada, filmada e fotografada pela imprensa.

O primeiro dia da Operação Rio Seguro, em 15 comunidades em que ocorreram incêndios de ônibus e saques nos últimos dias, teve dois mortos – segundo a políca, traficantes da favela do Jacarezinho –, 78 detidos e diversas apreensões: 11 armas, 604 "trouxinhas" de maconha, 41 quilos prensada, um saco da droga, 11 tabletes, 806 "papelotes" de cocaína, quatro quilos, 32 "sacolés" e um tablete também de cocaína.

Com informações da Globo News.


Notícias Relacionadas

25/02/2003 18h22min
Rosinha se diz otimista com possibilidade de transferir Beira-Mar
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.