| 27/02/2003 23h02min
A Mesa da Câmara dos Deputados recebeu na tarde desta quinta, dia 27, um requerimento solicitando a instalação de uma CPI para investigar o caso dos grampos ilegais na Bahia, envolvendo os deputados Geddel Vieira Lima (PMDB), Nélson Pellegrino (PT) e o ex-deputado Benito Gama (PMDB), supostamente a mando do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL). Para entrar em funcionamento, no entanto, o requerimento precisa superar questões regimentais e, principalmente, vencer a posição defendida pelo governo de que a CPI não é a melhor forma para tratar o assunto.
Um dos líderes da coleta das 208 assinaturas apresentadas nesta quinta – o mínimo necessário era de 171–, o deputado Raul Jungmann (PMDB-PE) disse acreditar que há indícios suficientes para sustentar a decisão política da CPI. A avaliação política do governo, que é repetida pela maioria dos líderes da base aliada no Congresso, é a de que uma CPI poderia atrapalhar a apreciação das reformas no Congresso. Para o
governo, o caso
será resolvido diretamente pela Polícia Federal e pelo Conselho de Ética do Senado. Já em relação aos problemas regimentais, o requerimento apresentado entra em uma fila de outros 29 requerimentos de CPI, sendo que apenas cinco podem funcionar simultaneamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.