| 28/02/2003 08h20min
O Iraque irá obedecer as exigências da Organização das Nações Unidas (ONU) para que destrua seus mísseis Al Samoud e poderá começar a desmontar as armas no sábado, dia 1º. A concordância iraquiana em destruir os mísseis consta de uma carta enviada à ONU pelo general Amer al-Saadi, um assessor do presidente iraquiano, Saddam Hussein.
Inspetores de armas da ONU disseram que o alcance dos mísseis excedia o limite de 150 quilômetros imposto por resoluções do órgão, e o inspetor-chefe, Hans Blix, deu ao Iraque o prazo até este sábado de março para que iniciasse a destruição dos mísseis e da maior parte de seus componentes. Os Estados Unido menosprezaram a carta iraquiana, enviada na quinta-feira, e continuaram com seus preparativos para uma guerra contra o país – um sexto porta-aviões norte-americano foi mobilizado.
Paralelamente, em relato que fará ao Conselho de Segurança no sábado, Blix apresentará os caminhos que recomendará ao Iraque para que solucione diversas questões relativas ao desarmamento do país. No rascunho do relato, Blix ressalta que, até agora, as ações de Bagdad para cumprir a exigência de desarmamento da ONU "têm sido muito limitadas".
Com informações da Reuters, CNN e Globo News.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.